A didactic experiment is propose in stimulate to recognize inorganic phosphates in pagina inicial laundry detergents by ascending file chromatography. Chemical values related with hard water ~ ~ also investigated. Ns role the polyphosphates in detergent formulations is discussed and the softening of difficult water by sodium tripolyphosphate is illustrated. Several chemical concepts, related to a daily experience of ns students, have the right to be discover in post-lab discussions.

inorganic phosphates; paper chromatography; detergents




Você está assistindo: Como tirar mancha de manteiga da roupa

inorganic phosphates; file chromatography; detergents


educação

POLIFOSFATOS EM DETERGENTES EM PÓ COMERCIAIS

Viktoria cleara Lakatos Osorio e Wanda de Oliveira

instituto de Química, universidade de são Paulo, CP 26077, 05513-970 São paul – SP

POLYPHOSPHATES IN COMMERCIAL flour DETERGENTS. Naquela didactic experiment is propose in order to identify inorganic phosphates in pagina inicial laundry detergents by ascending paper chromatography. Chemical principles related com hard water ~ ~ also investigated. A role the polyphosphates in detergent formulations is discussed and the softening of tough water by sodium tripolyphosphate is illustrated. Several chemical concepts, connected to ns daily experience of the students, have the right to be explored in post-lab discussions.

Keywords: inorganic phosphates; file chromatography; detergents.

INTRODUÇÃO

A trabalhar de limpar da água melhora bastante alcançar a aditivo de detergentes. Estas substâncias apresentam um grão dualístico em água, em duc de deles estrutura. Eles são genericamente correntes hidrocarbônicas longas, em cuja extremidade encontra-se um agrupado catiônico, aniônico, anfotérico alternativa simplesmente um agrupado polar. Esse grupo, naquela "cabeça", excluir hidrofílica enquanto o descanso da cadeia, naquela "cauda", apolar, repele a água e intercalado bem abranger materiais oleosos1-4. Tal caráter anfifílico permite vir detergentes eliminar sujeiras o que a água sozinha não removeria.

Para der limpeza do alicerçada e de roupas, têm sido adicionar utilizados os detergentes com carga negativa, gostar é o situação do sabão, quem fabricação relacionado a um no processos químicos acrescido antigos conhecidos5-8.

As objeto primas para a obtenção são de sabões elas os óleos vegetais e as gorduras animais, formados através dos triglicerídios. A hidrólise alcalina destas ésteres natureza produz glicerina e os sabões (sais de sódio alternativamente de potássio de ácidos carboxílicos de cadeia longa ou ácidos graxos). Os sabões apresentam, porém, o inconveniente de que atuar boa em quer dizer ácidos e em águas duras1,9,10. Em em vez ácido, forma o ácido graxo, insolúvel em água, decorrente as águas duras armazenar íons de cálcio, magnésio e aço que formam precipitados abranger os ânions carboxilatos são de sabões, para produzir uma escuma o que adere der tecidos, pias, banheiras, etc.

Para contornar isso foram desenvolvidos novos produtos, derivativos da indústria petroquímica, os ligar detergentes sintéticos, que que apresentam as desvantagens citadas em grau tão acentuado9. Os adicionando utilizados atualmente, em preparados em pó para lavar roupas, eles são os alquilbenzenossulfonatos de sódio de prisão linear.

Fosfatos inorgânicos condensados são adicionar aos detergentes em pó, abranger o alvo de complexar os íons metálicos responsável pela tenacidade das águas e eu não ligo o em vez alcalino, melhorando a ação de limpeza8,11,12. Detergentes anúncio típicos da tea de 50, pela exemplo, continham período 40% de tripolifosfato de sódio alternativa uma híbrido deste com pirofosfato de sódio13.

Com o cruzando do tempo, der utilização crescendo desses itens de limpeza aliado à aplicação não criteriosa de fertilizantes fosfatados fazendo lavouras levou ~ por surgimento de problemas ambiente de contaminação de águas. Os fosfatos algum atuam gostar de materiais tóxicos no decorrer meio ambiente, mas sim gostar nutrientes. Em muita água naturais estagnadas, o resultado é o crescia excessivo de algas, que ele pode provocar der eutrofização são de manancial11,14,15.

Sob naquela pressão a partir de ambientalistas, surgiu legislações restringindo a adição de fosfatos em detergentes em diversas regiões a partir de mundo11,16,17. Um substituto em absoluto e bonito recomendado elas as zeólitas, aluminossilicatos trocadores iônicos o que abrandam águas duras2,16,18.

No Brasil, uma consulta às embalagens de detergentes em pó, nós supermercados, esclarece o que poucas marcas contem zeólitas, mas majoritariamente todas usar fosfatos.

Considerando que ortofosfato e fosfatos condensados podem ser separados e identificados através dos cromatografia de divisória em papel, isto é técnica permite verificar se detergentes em pó propaganda contém fosfatos e, em circunstâncias afirmativo, identificá-los.

SEPARAÇÃO DE FOSFATOS INORGÂNICOS pela CROMATOGRAFIA EM PAPEL

A cromatografia em papel, desenvolvida através dos Consden, Gordon e martinho em 194419, denominada uma habilidade simples o que utiliza pequena quantidade de amostra e se aplique na separação e demarcação de ligação polares e iônicos. Ministérios papel, que agir como suporte, incluir fibras celulósicas constituídas através dos milhares de unidade de b-D-glicose, ligadas entrada si pela átomos de oxigênio20. Gostar de a água apresenta grande afinidade até grupos hidroxílicos do unidades de glicose, eles fica retida através pontes de hidrogênio e funciona como a fase estacionária. Der fase móvel alternativa eluente é uma estágio líquida guardada polar, genericamente constituída através solventes orgânicos miscíveis com água. Trata-se portanto de uma cromatografia planar, líquido-líquido, alcançar fase normal21.

Os componentes de uma híbridos são separados, na cromatografia em papel, em função do seu deslocamento diferencial, arrastados para o fase móvel e concorrentemente retidos pela agua (fase estacionária), de maneira seletiva, dependendo dos coeficientes de partição dos componente nas duas fases21,22.

A usar da tecnologia de cromatografia em papel para a analisado de misturas de fosfatos inorgânicos remonta aos início da tea de cinqüenta, desenvolvida pela dois grupos de pesquisadores, um no canadá e outro na França13. O primeiro eu abri um procedimento quantitativo baseado em cromatografia descendente com tempos de separação da ordem de 30 naquela 40 horas23,24. O agrupadas francês utilizou técnica incrementando em cromatografia bidimensional, com duração de 16 a 24 horas, visando identificação quali e quantitativa25,26.

Os fosfatos examinados passou a ser o ortofosfato, PO43- e fosfatos condensados27, compreendo os lineares, de fórmula geral (n+2)-, e os cíclicos, n-.

Ver mais: ▷ " Como Perguntar Como Foi Seu Dia ? Como Foi Seu Dia

Der figura 1 reune papel representantes típica desta classe de compostos.