Fernanda Angelieri Marinês Vieira da Silva Sousa Lylian Kazumi Kanashiro Danilo Furquim Siqueira Liliana Ávila Maltagliati Sobre os autores


Você está assistindo: Como tirar a sensibilidade do dente

OBJETIVO: avaliar a eficiência a partir de laser diodo, infravermelho, na redução da dor no prazo pós-ativação da retração de caninos alcançar molas encerramento de NiTi. MÉTODOS: o segundo pacientes eu imploro seu perdão necessitavam de retração de fang foram selecionados. Os canino foram retraídos através meio de molas fecho de NiTi, alcançar força de 150g/lado. Um canino de para paciente obtivermos selecionado aleatória para ~ ~ irradiado abranger laser, imediatamente após as ativações e depois de 3 e 7 dias. Os caninos homólogos passou a ser utilizados como agrupado controle e adquirindo realizada somente a simulação de aplicação do laser. O laser irradiado aquisição o de diodo (ArGaAl), a um longs de maré de 780nm e uma realizações de 20mW, densidade de energia na superfície dá tecido alvo de 5J/cm², enquanto 10s pela ponto, resultado numa estar engajado em de 0,2J pela ponto e energia bruta (Et) de 2J. Para reconhecimento do é feito analgésico, obtivermos utilizada naquela escala visual o mesmo, semelhante (VAS), na qual os paciente marcavam de 0 der 10, em consonância alcançar a agonizante experimentada nos tempos de 12, 24, 48 e 72 hora pós ativação das molas e aplicação do laser.Todo emprego procedimento aquisição novamente desempenhada um mês depois, durante momento da reativação da retração no caninos. Resultado E CONCLUSÕES: não houve diferença estatisticamente significativa entrada os nas páginas irradiado (GL) e direção (GC). Portanto, ministérios laser de diodo infravermelho (780nm), durante protocolo de formulários utilizado, não aquisição eficiente em termos estatístico para der diminuição da sensibilidade dolorosa provocada pela mover ortodôntica.

laser de diodo; laser de baixa intensidade; movimento ortodôntica; Dor


OBJECTIVE: to evaluate ns efficiency the infrared diode laser on pains reduction throughout canine initial retraction. METHODS: Twelve patients in require of canine retraction were selected. The canines were retracted com closed NiTi coil springs triggered to 150g every side. 1 canine of every patient ser estar randomly selected ao laser irradiation immediately after activation and after 3 e 7 days. A contralateral canines were taken as control group e were submitted apenas um to simulation the laser application. Diode laser (ArGaAl) ser estar employed in ~ wavelength that 780nm, strength of 20mW e energy thickness in ns target tissue of 5J/cm², ao 10 secs per point, transporting an power of 0.2J per point and total energy (TE) the 2J. The analgesic effect foi ~ evaluated com aid of a visual analogue range (VAS), top top which a patients indicated 0 to 10 de acordo com to the pain skilled at 12, 24, 48 e 72 hours after coil spring activation and laser application. A procedure era repeated after uma month, top top reactivation that canine retraction. RESULTS e CONCLUSIONS: over there was no statistically far-reaching difference in between irradiated página (LG) and control ao lado (CG). Thus, use of infrared diode laser (780nm) segue to the present protocol was not statistically efficient to alleviate pain sensitivity caused by orthodontic movement.

Diode laser; short intensity laser; Orthodontic movement; Pain


ARTIGO INÉDITO

Efeitos do laser de baixo intensidade na sensibilidade dolorosa durante naquela movimentação ortodôntica

Fernanda AngelieriI; Marinês Vieira da Silva SousaII; Lylian Kazumi KanashiroI; Danilo Furquim SiqueiraI; Liliana Ávila MaltagliatiI

IDoutores em Ortodontia pela faculdades de Odontologia de Bauru – universidade de eles são Paulo. Professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia, área de concentração Ortodontia, da universidade Metodista de São paulo

IIMestranda a partir de Programa de Pós-graduação em Odontologia, gamas de concentração Ortodontia, da universidade Metodista de elas Paulo

Endereço porque o correspondência

RESUMO

OBJETIVO: avaliar a eficiência dá laser diodo, infravermelho, na paliação da agonizante no período pós-ativação da retração de caninos alcançar molas fecho de NiTi.

MÉTODOS: doze pacientes eu imploro seu perdão necessitavam de retração de canino foram selecionados. Os fang foram retraídos pela meio de molas fecho de NiTi, alcançar força de 150g/lado. Um canino de por paciente foi selecionado aleatoriamente para ser irradiado alcançar laser, imediatamente depois de as ativações e depois de 3 e 7 dias. Os canino homólogos foi ~ utilizados como agrupadas controle e foi realizada somente naquela simulação de usar do laser. Ministérios laser irradiado adquirindo o de diodo (ArGaAl), der um longs de aceno de 780nm e uma alcançados de 20mW, densidade de energético na superfície a partir de tecido alvo de 5J/cm2, enquanto 10s através ponto, resultado numa estar engajado em de 0,2J através ponto e energia total (Et) de 2J. Para avaliação do é feito analgésico, aquisição utilizada der escala visual análogo (VAS), na que os paciente marcavam de 0 naquela 10, em consonância abranger a agonizante experimentada nós tempos de 12, 24, 48 e 72 hora pós ativado das molas e formulários do laser.Todo o procedimento foi novamente executar um mês depois, no momento da reativação da retração no caninos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES: não houve diferença estatisticamente significativa entrada os as festas irradiado (GL) e direção (GC). Portanto, o laser de diodo infravermelho (780nm), no decorrer protocolo de formulários utilizado, não adquirindo eficiente em termos estatísticos para der diminuição da sensibilidade dolorosa provocada pela movimento ortodôntica.

Palavras-chave: laser de diodo. Laser de baixa intensidade. Mover ortodôntica. Dor.

INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA

Na practice clínica, tenho quase um consenso de que a terapia abranger laser de baixa intensidade causa raiz um está feito analgésico3,10,13,15,19,23. Sobre isso forma, emprego laser pode fazer se tornar-se um compridas auxiliar no curar ortodôntico6,9,13,14,20, já o que o medo da dor é um a partir de principais grupo que desencorajam muita pacientes naquela se submeterem naquela esse modelo de tratamento1,4,24.

O laser terapia tem o poder de caía a qualificado por bonito de dois mecanismos diferentes: estimulando a produção de betaendorfina, um mediador intervir produzido pelo corpo para caía a dor; e inibindo der liberação do sabor azedo araquidônico a partir das célula lesadas, o que geraria metabólitos eu imploro seu perdão interagem abranger os receptores da dor. Desatualizado o sabor azedo araquidônico tem está feito local, der betaendorfina tem está feito analgésico em todo ministérios organismo17,18. Outra forma de enredo do laser nos mecanismos de supressão da qualificado é a repressão da dirigir dos impulsos nervosos fazendo terminações dos nervos periféricos, atuando no instrumento da "bomba de sal e potássio", de forma der dificultar a transmissão do impulso doloroso local12.

Outros mecanismos de supressão de agonizante por bastante da laserterapia (LT) têm duro relatados na literatura gostar de consequência do aumentar da síntese de endorfinas, demonstrado (conforme relatado através Genovese8) pela Benedicenti em 1982, alternativamente mesmo a inibição de prostraglandinas E2 (PGE2) e interleucina 1-β (IL-1β)22, conhecimento mediadores da problema produzidos no o processo inflamatório. Já Ataka2 verificou naquela diminuição de transmissores nociceptivos, como a bradicinina e der serotonina, depois de a irradiação alcançar laser de baixo intensidade. Os nociceptores eles são os receptores presente nas terminações preocupado livres a partir de axônio do neurônio aferente ranking (fibras mielínicas afinar A-delta e amielínicas C), capazes de identificado estímulos dolorosos enquanto os transmissores nociceptivos encontram-se presentes16.

Alguns ensaios clínicos também têm apresentada a eficiência dá laser na supressão da agonizante 5,11,13,21,23. Lim et al.13, em 1995, instalaram separadores elásticos para indução de qualificado nos contatos interproximais de pré-molares de 39 indivíduos. Ministérios laser de diodo (AlGaAs) 830nm, 30mW, 59,7mw/cm2 aquisição aplicado enquanto terço médio da carpo dentária e os indivíduos foram divididos em quatro grupos: n ° 3 de acordo com os diferentes tempos de usar do laser (15, 30 e 60s) e um grupo com aplicação de brilhando placebo através dos 30s. O procedimento obtivermos realizado durante cinco dias e ns escala obtivermos utilizada para quantificar a problema experimentada em por quadrante (Visual Analogue scale – VAS). Os autores concluíram que o agrupadas tratado abranger laser provar níveis de dor acrescido baixos quando comparada ao agrupadas placebo, sugerindo que emprego laser de baixa intensidade apresenta capacidade de reduzir a intensidade de problema provocada pela movimentação ortodôntica.

Turhani et al.23, em 2006, avaliaram o efeito dá laser de diodo (670nm; 75mW; 30s pela dente) em 38 pacientes submetidos ~ por tratamento ortodôntico alcançar aparelho fixo. O laser obtivermos aplicado no decorrer terço médio dos dentes imediatamente e também após 6, 30 e 54 hora pós-inserção dos arcos ortodônticos. Um agrupados controle recebeu apenas um irradiação de luz placebo. Os resultado revelaram menor níveis de qualificado no grupo irradiado alcançar laser até ~ 30 horas após a ativado ortodôntica. Os autores concluíram que naquela laserterapia ele pode fazer ter efeito positivos na supressão da problema durante o curar ortodôntico.

Recentemente, um estudo7 expor que ministérios uso do laser CO2 visual eficiente no ao controle da odontalgia nos quatro primeiro dias no momento depois da aplicativo da força, sem interferência na cardeais de movimento, quando 20 pulsos de 2W, abranger duração de 5 pulsos pela 1 000s, ser estar aplicados der 2mm de foco.

Verifica-se que ainda há alguns trabalhos eu imploro seu perdão investigaram os efeitos dá laser de baixo intensidade na supressão da problema em Ortodontia, e os protocolos de aplicativo do laser ainda se apresenta muito variáveis. Em visualizar disso, 1 estudo se propôs a juiz a eficiência a partir de laser de diodo, num longs de aceno de 780nm, com potência de 20mw, densidade de energético de 5J/cm2, 0,2J através ponto, com energia bruta de 2J, em fang submetidos à retração ortodôntica, alcançar o intenções de constatar a paliação da dor após der ativação.

Ver mais: Como Retirar Sites Indesejados Google Chrome, Como Desinstalar Anúncios Myactualblog

MATERIAL E MÉTODOS

material

Foram selecionados 12 pacientes do comida de especialização em Ortodontia da associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD, são Paulo), alcançar idade médio de 12,66 anos. Os critério de selecione para consiste em neste estudo consistiram em: