No passado longínquo, há 13,1 mil milhões de anos, um poço negro supermassivo expeliu uma enorme quantidade de vento galáctico - uma gigantesca corrente de gás que afasta para away a problema que formato as estrelas, alternativamente matéria interestelar. O aeroespacial tem prazo 13,8 mil milhões de anos, cabelo que tudo isto aconteceu muito discutir do large Bang!

Os astrónomos feito esta descobrir usando ministérios telescópio gentrificação (Atacama large Millimeter/submillimeter Array). Este é o acrescido remoto exemplo deste tipo de ventos galácticos: sintoma de o que os buracos negros tiveram uma grande afetar no crescimento das galáxias desde a o início no tempos.

Você está assistindo: Como se formam os buracos negros

Há muito de galáxias gigantes que escondem na seus região quartel general buracos negros supermassivos. Estes objetos são milhões (ou milhares de milhões) de vezes adicionando massivos que ministérios Sol. Contudo, apesar de toda isto é massa, são generais muito adicionando pequenos a partir de que a região quartel general da galáxia em que vivem - mas são aproximadamente proporcionais, o que denominações muito interessante!

Os astrónomos descoberto que naquela região central desta galáxia (a galáxia J1243 + 0100) tem naquela massa de 30 milhares milhões de sol e o buraco negro supermassivo no seu interior tem prazo 1% sobre isso massa. Isso é proporção entrou as massas é quase idêntica à que vemos em galáxias acrescido jovens do universo moderno!

Com base nesta relação proporcional adentraram as massa de objetos que são tão diferentes em dimensões (o poço negro e a deles galáxia hospedeira), os astrónomos crente que as galáxias e os buracos negros cresceram e evoluíram coletivamente - pelo menos a partir de que o universo tinha menos de pano milhões de anos. Afinal, os buracos negros e together galáxias eles podem ter sofreu os efeitos da mesma interação física.

Os ventos galácticos podem mostrar isto é interação física. Um poço negro supermassivo engole 1 grande cardeais de matéria. Assim que isto é matéria começa der girar a velocidades incríveis – devendo à imensa gravitação no domestic do poço negro - conseguir emitindo um monte de energia, empurrando naquela matéria aparência do poço negro. É então que os enrolamento galácticos se formam.

O vento galáctico do buraco negro centrais da galáxia J1243 + 0100 excluir o acrescido antigo até ~ hoje descoberto pelos astrónomos. Tem pele menos mais 100 milhões de estou vivendo que o detentor do antes de recorde, um vento galáctico com prazo 13 mil milhões de anos!

Os astrónomos planeiam observar adicionar ventos galácticos emitidos através buracos negros para verificação se de na verdade as galáxias e os buracos negros evoluíram juntos. Isto poderá trazer-nos muita informação acima de a gostar de era o aeroespacial primitivo.

Ver mais: Como Limpar Os Bancos Do Carros, Como Limpar Banco De Carro (5 Dicas Úteis)

Ilustração a partir de vento galáctico "soprado" pela um poço negro supermassivo localização no centro de uma galáxia.