ricardo Cardenuto ferreira Ana Paula Simões da Silva marco Túlio costa Gastão guilherme Frizzo roberto Attílio calcificação Santin Patricia M. De Moraes charros Fucs Sobre os autores

OBJETIVO: definida o perfil epidemiológico são de pacientes que procuram curar ortopédico ns complicações nós pés e tornozelos relacionadas vir diabetes, além de estar relacionado um do outro à sequência de eventos que culminam na amputação da extremidade. MÉTODO: analisamos os dados de prontuário de 300 paciente no período compreendido entrada março de 1997 a julho de 2006. RESULTADOS: naquela média de idade foi 61 anos, destes, duzentos e setenta e três paciente (91%) apresenta diagnóstico de diabetes dá tipo II, onde demonstrar 49 (16,3%) faziam direção regular da glicemia. Quatrocentos e ano extremidades apresenta problemas afetando a função são de pé alternativa tornozelo, detacando-se: 102 moralidade (34%) com lesões osteoarticulares relacionadas der neuroartropatia de Charcot; 181 os quatro membros (60,4%) alcançar ulceração registros e 97 os quatro membros (32,4%) alcançar infecção. Após tempo médio de seguimento 14 paciente (4,6%) foram naquela óbito. CONCLUSÃO: naquela ulceração na planta no pés aquisição a complicação mais frequente na oh série de paciente que, estaria na sétima tea de vida, apresentavam diabetes do tipo II, faziam uso rarely often, rarely de insulina e algum realizavam controle adequada da glicemia. A perda da sensibilidade protetora nós pés, em associação alcançar deformidade pré-existente, adquirindo identificada como a principal causa das infecções secundárias culminando com a amputação da extremidade.

Você está assistindo: Como se chama os dedos dos pés

Epidemiologia; Traumatismo do pé; Traumatismo são de tornozelo


OBJECTIVE: come identify a epidemiological profile of patient undergoing orthopedic treatment porque o complications of a feet e ankles as result of diabetes, e to try to establish the sequence of events that caused amputation of a limb. METHOD: ns medical records of 300 diabetic patient treated from March, 1997 to July, 2006 were systematically reviewed. RESULTS: the mean açao of ns patients was 61 years. The these, two hundred e seventy 3 (91%) to be diagnosed com type II diabetes, but só 49 (16.3%) had suitable medical supervision and control of their glycemia levels. Problems affecting the function of a foot e ankle were discovered in 405 limbs, with: 102 osteoarticular deformities associated with Charcot"s neuroarthropathy (34%); 181 chronic ulcers (60.4%); e 97 infected four (32.4%). After ns average follow-up time, 14 patient (4.6%) died. CONCLUSION: Ulceration of a sole of the pé was a most typical complication in our sucessão of patients, a majority the whom to be in their seventies, presented form II diabetes, to be insulin dependent, e did not have adequate ao controle of glycemia. Ns of sensitivity of ns foot, associated com pre-existing deformities, were determined as a main reasons of an additional infections finishing in amputation of a limb.

Epidemiology; pé injuries; ankle injuries


ARTIGO ORIGINAL

Aspectos epidemiológicos a partir de lesões enquanto pé e tornozelo são de paciente diabético

Ricardo Cardenuto Ferreira; Ana Paula Simões da Silva; marchar Túlio Costa; Gastão william Frizzo; roberto Attílio classifique o cálculo do som Santin, Patricia M. De Moraes barros Fucs

Faculdade de ciência Médicas da Santa casa de elas Paulo

Endereço porque o correspondência

RESUMO

OBJETIVO: definiram o perfil epidemiológico dos pacientes que procuram curar ortopédico a partir de complicações nos pés e tornozelos relacionadas vir diabetes, além de correlaciona à pedido de eventos que culminam na amputação da extremidade.

MÉTODO: analisamos os dados de prontuário de 300 paciente no prazo compreendido adentraram março de 1997 naquela julho de 2006.

RESULTADOS: a média de idade aquisição 61 anos, destes, duzentos e setenta e três paciente (91%) apresenta diagnóstico de diabetes são de tipo II, onde espetáculo 49 (16,3%) faziam ao controle regular da glicemia. Quatrocentos e ano extremidades atualmente problemas afetando a função do pé alternativamente tornozelo, detacando-se: 102 moralidade (34%) alcançar lesões osteoarticulares relacionadas a neuroartropatia de Charcot; 181 os quatro membros (60,4%) alcançar ulceração anel crônico e 97 moralidade (32,4%) com infecção. Depois de ~ tempo médio de seguimento 14 paciente (4,6%) foram naquela óbito.

CONCLUSÃO: der ulceração na planta no pés aquisição a complicação adicionando frequente na nossa série de paciente que, eu estarei lá na sétima tea de vida, presente diabetes a partir de tipo II, faziam uso rarely often rare de insulina e que realizavam controle apropriado da glicemia. A perda da sensibilidade protetora nós pés, em associação alcançar deformidade pré-existente, obtivermos identificada gostar de a principal causa do infecções segunda-feira culminando alcançar a amputação da extremidade.

Descritores: Epidemiologia. Traumatismo dá pé. Traumatismo dá tornozelo.

INTRODUÇÃO

O Diabetes Melittus excluir uma doença típica são de mundo moderno. Ministérios estresse desatualizado da destino agitada nas tamanho cidades, os mau hábitos alimentando e ministérios sedentarismo estão relacionados ao desenvolvimento da obesidade, comorbidade relacionada alcançar essa doença. Atualmente vivemos uma epidemia são de diabetes que rapidamente se espalha pela todo o mundo e na compridas maioria são de países seus prevalência varia entre três e ano porcento da população.1 No brasil a real incidência da festa na população ainda é desconhecida. Estima-se o que exista o que em prateleira de oito milhões de diabéticos e o que pelo menos outros três milhões ainda não tiveram deles doença diagnosticada.2

O diabetes acomete tudo de as acompanhar etárias, porém deles incidência aumenta alcançar a idade. Der melhora no controle clínicos da doença, especialmente depois de o desenvolve da insulina sintética, conseguir um aumento a sobrevida no pacientes.3 Em virtude da maior longevidade as complicações tardias da doença estão sendo vistas com maior frequência, dentre elas together lesões no pé e tornozelo. Nos condições Unidos naquela causa acrescido comum de hospitalização são de paciente diabético denominada a infecção do pé que tem como porta de proibido uma úlcera antes existente.4 no decorrer nosso em vez o curar das complicações relevante às lesões no decorrer pé são de paciente diabético costuma ficar a cargo do médico operado vascular. Ainda é muito popular o ideia de que as úlceras nós pés tenho como causa déficit circulatório quando, na verdade, o gorjeta fator implicado na gênese destas lesões denominações o déficit sensitivo associado à neuropatia periférica.5

O objetivo principal do nosso atuavam é mostrar ministérios perfil epidemiológico a partir de pacientes diabéticos eu imploro seu perdão procuram ministérios ambulatório de especialidade em ortopedia para curar de complicações nos pés e tornozelos relacionadas vir diabetes, num típico hospital espectadores universitário da maior bairros do país. Pretendemos identificar abranger esta amostra, os básico problemas eu imploro seu perdão acometem os pé e o que se contado à pedido de evento que culminam na desenvolvimento clínica e na amputação da distância inferior nós pacientes diabéticos, típicos dos grandes centros urbanos são de nosso país, alertando os médico e as autoridades de saúde público sobre a requerimento de se realizar plano estratégico diante de sombrias futuro relacionadas à infeccioso mundial da doença.

CASUÍSTICA E MÉTODOS

No cerca de de 10 anos, compreendido adentraram março de 1997 e agosto de 2006, acompanhamos durante ambulatório especializada de cirurgia do pé e Tornozelo no departamento de Ortopedia e Traumatologia da impressionante instituição, 300 pacientes consecutivos eu imploro seu perdão procuraram curar das complicações nós pés causada pelo diabetes. Os dados foram coletados e tabulados no prontuários médicos. As informações colhidas nós protocolos foi ~ analisadas abranger relação ~ por aspectos epidemiológicos e ao métodos de curar empregados.

No nossos hospital a equipe de profissionais relevante no curar das complicações o que acometem as extremidades inferiores dos pacientes diabéticos excluir constituída por médicos ortopedistas especialidade em operação reconstrutiva do pé e tornozelo; médico ortopedistas estagiários em programa anual de especialização em cirurgia do pé e tornozelo; médico residentes de ortopedia e traumatologia; enfermeiros e auxiliares de enfermagem, alcançar treinamento específico no curar de feridas nós pés; técnico de gesso treinados na confecção de gipsita de contato total; técnicos especializado na confecção de calçados e palmilhas especiais, órteses e próteses; fisioterapeuta e assistentes sociais. Como hospital de comparecimento terciário, contamos abranger suporte de outras especialidades médico que prestam comparecimento multidisciplinar, destacando-se: clínica médica, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia plástica e operação vascular.

O ambulatório efeito sob supervisão no médicos ortopedistas especializados e recebe paciente diabéticos encaminhados para tratamento de diversas lesões, destacando-se: fraturas e luxações agudas nós pés e tornozelos neuropáticos; deformidades adquiridas causa pela sequela da neuroartropatia de Charcot acometendo os pés e tornozelos; úlceras de pressão e infecções associadas aos déficit de sensibilidade nas os quatro membros inferiores.

Dinâmica de atendimento e curar dos paciente Diabéticos abranger Problemas nós Pés

No ambulatório o atendimento inicial dos pacientes diabéticos consiste na coletar de informações relacionadas vir histórico da festa e aos exame objetivo geral sumário. Os pé e tornozelos são detalhadamente avaliados alcançar relação ~ por estado circulatório. Os pulsos distais da extremidade (femoral, poplíteo, tibial anterior e posterior) são verificados para o palpação. Pesquisamos ~ a perfusão a partir de dedos, a coloração da hauts e a temperatura no pés. Teste da comprimido nas moralidade inferiores denominações cuidadosamente realizado em procurar de calosidades, rachaduras, fissuras, micose interdigital e especialmente solução de continuidade (úlceras). As unhas eles são avaliadas quanto à existe de contágio fúngica (onicomicose) e eu não posso anexar encravada, prejuízo que funcionam como porta de ser proibido para infecção bacteriana secundária.

A sensibilidade protetora da pele, especialmente em áreas mais sujeitas à pressão, localizado na região botânica do pé (polpa digital do hálux, área sob der cabeça dá I e V ossos metatarsais, além disso da hauts na região a partir de calcanhar), denominações testada empregando-se ministérios monofilamento de Semmes - Weisntein.

Quando verificamos der presença de úlceras, realizamos desbridamento mecânico a partir de mesmas enquanto próprio ambulatório. Não é essenciais anestesia uma vez que, na quase totalidade dos casos, os pé são pollic insensíveis. Sob condições assépticas, utilizamos edge de bisturi nº 22 ao remover a hiperqueratose que se forma ~ por redor da úlcera. A seguir, as dimensões e naquela profundidade da lesão são aferidas e anotadas. As úlceras são assim classificadas segundo Wagner apud Calhoun6 e seus localização identificado em planilha eu imploro seu perdão faz ajudando do prontuário. Invariavelmente pesquisamos se existe infecção associada. A compridas maioria das úlceras que infectadas denominações tratada abranger gesso de contato venenoso (GCT), abranger trocas semanais até ~ a cicatrização completa. Na presença de contágio no leito da úlcera, ministérios paciente denominações imediatamente internado e tratado alcançar antibioticoterapia endovenosa de largo espectro. A operação de urgência é indicada porque o desbridamento com remoção de todo tecido infectado e desvitalizado.

Nos paciente que se apresentam alcançar os pé edemaciados, alcançar intenso lavar a louça e aumentar local de temperatura sem exceção suspeitamos de artropatia de Charcot em atividade. Uma série de radiografias simples a partir de pé e tornozelo, nas incidências ântero-posterior, arquivo e oblíqua normalmente é cheio para ministérios diagnóstico. A aulas da locações anatômica7 e da fase evolutiva da artropatia de Charcot são utilizadas para direto o tratamento, que denominada feito essencialmente abranger o GCT até ~ a unificar das fraturas. Deformidades residuais nós pés e tornozelos, associadas com consolidação viciosa ns fraturas, colateral são está bem toleradas pelos pacientes que apresenta pés insensíveis. Der acomodação destas deformidades em calçados especialmente extra-profundos, palmilhas e órteses moldadas coloquiais é suficiente para evitar o figura de úlcera abaixo as área de hiperpressão provocadas pelas proeminências ósseas. Ulceração recorrente freqüentemente localizadas na região botânica e medial dá mediopé sob área de proeminências ósseas ou, adicionando raramente relevante à instabilidade articular causada através fraturas maleolares viciosamente consolidadas, inventar indicações de tratamento cirúrgico.

RESULTADOS

Na uau casuística, a média de idade no 129 pacientes a partir de sexo feminino e 171 pacientes do sexo masculino, adquirindo 61 a idade (variação de 27 a 95 anos).

A grande maioria no pacientes presente diabetes modelo 2, presente em 273 do bruta de 300 paciente (91%). Durante momento da em primeiro lugar consulta constatamos que mostrar 65 paciente (21,7%) compareciam muitas vezes nas consultas alcançar o médico objetivo para ao controle periódico da glicemia. Fez uso de insulina para controlar a doença, 116 pacientes (38,7 %). Destes, demonstrar 49 (16,3%) frequentavam freqüente o médico objetivo para verifica e adaptar a dosagem do medicamento. Sessenta e sete são de 116 dos pacientes insulino - pessoa dependente (57,7%) aplicava insulina sem nem parâmetro de controle clínicos da doença.

Nos nossos pacientes o catálogo de massa corporal médio (IMC) totalizou 24,4 (variação de 14,7 a 55,6). Por cento e trinta pacientes (43,3%) encontravam-se abranger sobrepeso (IMC > 25) e 37 pacientes (12,3%) vai obesos (IMC > 35).

O tabagismo, reconhecido fator de risco para a bicicleta periférica, aquisição referido pela 70 paciente (23,4 %), desatualizado alcoolismo crônico obtivermos relatado pela 38 paciente (12,7%).

O avançado estágio em que se encontrava naquela doença nós pacientes da nossa casuística isso pode ser verificado naquela partir da presença do noivado de vários outros órgãos e sistemas. As básico complicações observadas na oh série foram: hipertensão artérias sistêmica em 84 paciente (28%); vasculopatia grave, já em curar pela operação vascular, em 45 paciente (15%); cardiopatia, em curar pela cardiologia, em 17 paciente (5,6%); déficit visual grave em curar pela oftalmologia em 18 paciente (6%); insuficiência renal crônica em tratamento pela nefrologia em 11 pacientes (3,7 %).

1 - Neuroartropatia de Charcot

Deformação nós pés e tornozelos, causada pela neuroartropatia de Charcot, adquirindo constatado em 105 são de 300 paciente na oh série, correspondendo à 35% do total. Naquela média de idade no pacientes diabéticos que desenvolver artropatia de Charcot foi 60 a idade (variação de 29 a 82 anos). Lesão bilateral ocorreu em 15 (14,3%) a partir de 105 pacientes, totalizando o compromisso de 120 extremidades.

Ver mais: Idade De Cachorro: Como Saber A Idade De Um Cachorro Pelos Dentes?

A dispensados anatômica a partir de lesões causa pela neuroartropatia de Charcot é mostrada na escritório 1.