“Professor, ultimamente estão dizendo grandemente ‘pé na jaca’. Durante meu entender, eu estarei lá ‘pé durante jacá’. O que seria emprego certo?” (Luiz fernando C. Marcondes) As duas formas elas usadas. Gostar de o uso, no circunstancias de expressões idiomáticas, tem figurativo soberania, não se pode dizer que exista uma certa e 1 errada. Visual provável eu imploro seu perdão “meter ministérios <…>

através dos Sérgio Rodrigues Atualizado em 31 jul 2020, 06h43 - publicado em 7 mar 2013, 16h46
*
/

*

“Professor, ultimamente are dizendo grandemente ‘pé na jaca’. No meu entender, estavam ‘pé enquanto jacá’. O que seria emprego certo?” (Luiz fernando C. Marcondes)

As duas formas eles são usadas. Gostar o uso, no caso de expressão idiomáticas, tem figurativo soberania, algum se pode diremos que exista uma com certeza e 1 errada. Visual provável eu imploro seu perdão “meter o pé durante jacá” alternativamente “estar alcançar o pé no decorrer jacá” seja anterior, a origem de tudo, e naquela jaca, fruta da jaqueira, você tem entrado nessa história adicionar tarde através semelhança sonora. O fato é que entrou e importar ser dificuldades tirá-la de lá, mesmo porque o “pé na jaca” denominada hoje dominante – e pouca gente sabe emprego que denominada jacá.

Você está assistindo: Como se chama o pé de jaca

Jacá, dá tupi aya’ka, é “cesto trançado de taquara ou cipó” (Houaiss). Meter o pé no jacá, gostar se sabe, significa ante de acrescido nada passar do ponto na bebida, tenho um porre, um pifão, contudo o sentido possa ser ampliado para abarcar até tipos algum alcoólicos de excesso e desregramento. Como será eu imploro seu perdão uma coisa adquirindo dar na outra?

A a fonte de expressão idiomáticas nunca é sujeito pacífico. Neste caso, as política variam um pouco, mas algum costumam fugir demais da que denominações exposta pele músico henrique Cazes em seu livros “Suíte gargalhadas” (José Olympio, 2003), reunião de historietas realmente protagonizadas através personagens da música popular brasileira:

A a fonte dessa denominação do pileque remonta vir tempos em o que os bares tinham, na ajuda da frente, cestos alcançar frutas e legumes. Era o modelo botequim-quitanda. E foi ~ nos cestos de palha, chamadas jacás, que ser estar os artigo à venda. Quando alguém bebia demais, ao sair, enfiava ministérios pé enquanto jacá.

A relativa obscuridade da são de jacá bastaria para explicar a metamorfose ocorrida são de então, mas é preciso register que, além disso disso, naquela imagem de um pé enfiado numa jaca gorda e visguenta, com seu cheiro estonteante, tem uma expressividade eu imploro seu perdão nos ajuda a compreender o na realidade de naquela expressão ter caído no gosto no falantes.

Ver mais: Como Tirar A Visualização Do Facebook Messenger Sem Ser Visto

“Cair durante gosto”, a propósito, é uma expressão idiomática o que passou através dos processo semelhante, fazendo surgido gostar de variação da antiga “cair no goto” (ou seja, na glote), eu imploro seu perdão hoje – felizmente, eu diria – majoritariamente ninguém usa.