o LINFOMA PRIMÁRIO DA TIREÓIDE denominada uma neoplasia cru e representa 2% dos tumores malignos da tireóide (1,2). Naquela tumor se origina a partir de linfócitos b (3) e raramente das células T. Quase tudo os casos ocorrem associados à tireoidite de Hashimoto alcançar ou sem hipotireoidismo (4–10). Para ministérios diagnóstico são de linfoma da tireóide isso pode ser utilizado der punção aspirativa por agulhas fina (7,11–13), biópsia por agulha grossa (9) alternativa biópsia naquela céu abrir (14–17). Em adição, a imunocitoquímica, utilizando anticorpo monoclonal específico para células ns (18) e a analisado de citomctria de fluxo (19) ajuda a verifica o diagnóstico. Além disso, a tomografia computadorizada alternativa a ressonância magnética da tireóide ajuda a estagiar a extensão da doença (20,21). Descreveremos a seguir nosso método diagnóstico e de tratamento baseado no seguimento de 155 casos tratados no decorrer Kuma Hospital desde 1963 até ~ o momento.

Você está assistindo: Como saber se tenho problema na tireoide

PACIENTES E MÉTODOS

ser estar avaliados um total de 155 caso de linfoma da tireóide no Kuma Hospital, Kobe, Japão, sendo 38 homens e 117 mulheres. As mais velho variaram de 26 a 82 anos, alcançar média de 60 (mais ou menos 12 anos). O diagnosticar final dá linfoma de tireóide foi feito baseado no exame histológico de tecidos tircoidianos obtidos por biópsia der céu aberto.

Exame no tecidos

O diagnóstico citológico de linfoma da tireóide se baseou nos resultado de infiltração monomórficas de célula linfóides pobremente distinguir (13). Os critérios histológicos para o diagnóstico incluíram der natureza monomórficas são de linfócitos, agnóstico de linfócitos ~ por redor dá endotélio no vasos e esfacelamento da arquitetura alcançar destruição ns estruturas foliculares (22). O grau de malignidade foi classificado, de acordo alcançar o maneira da functioning formulation (23), em n ° 3 grupos de prognóstico: baixo, classe média e alto grau de malignidade, baseado na morfologia a partir de tumor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aspectos Clínicos

ministérios linfoma primário da tireóide acontecer 2,5 vezes adicionando em denomina que em homens. O auge de projeção esteve adentraram 50 naquela 80 anos de idade. Em contraste, os carcinomas papilíferos e foliculares foi ~ observados em pacientes adentraram 20 naquela 60 anos de a idade (24). Portanto, ministérios linfoma acontecer em ns população adicionar idosa o que os carcinomas boa diferenciados da tireóide. Naquela irradiação da cabeça e antiguerrilha é um fator que predispõe ao surgimento no cánceres diferenciados da tireóide, mas que se sabe se der irradiação do antiguidade é um coeficiente de ameaça para ministérios linfoma da tireóide. A epidemia pelo vírus HIV tem sido associado alcançar linfoma da tireóide (25). Nenhum são de nossos paciente tinha biografia de irradiação prévia a partir de pescoço ou infecção pele vírus HIV. Papel dos nossos pacientes tinham infecção pelo vírus Epstein Baar (26), sugerindo que ministérios vírus possa ~ ~ relacionado alcançar o surgimento são de linfoma em alguns casos. Os sintomas são de linfoma da tireóide are resumidos na mesa 1.


Uma ns principais apresentou dos pacientes com linfoma da tireóide adquirindo a associação com a tireoidite de Hashimoto com ou não tem hipotircoidismo.

Em nosso estudo 68% dos pacientes apresenta anticorpos anti–microssomais positivos. Der associação alcançar tireoidite de Hashimoto tem sólido relatada em 27 naquela 100% a partir de pacientes (5). Nós 65 pacientes que teria o feraios peritumoral examinado, havia evidência histológica de tireoidite de Hashimoto. Nossos resultados estão de acordo alcançar Ansocomb (5) eu imploro seu perdão relatou 100% de projeção de tireoidite de Hashimoto em pacientes abranger linfoma da tireóide; 45% são de nossos pacientes presente hipotireoidimo clínico alternativa subclínico. Naquela incidência de hipotircoidismo foi adicionando alta em nosso pesquisar quando comparado a de de outros autores. Dental se deve à inclusão dá hipotircoidismo subclínico. Tivemos um paciente alcançar doença de graves que proposta linfoma da tireóide descobriu incidentalmente em teste histológico.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de linfoma da tireóide ele deve ter ser suspeitado em pacientes alcançar tireoidite de Hashimoto que apresenta crescimento rápido do bócio. Sediada em impressionante experiência, recomendamos os seguintes procedimentos para apreciação inicial: ultra–som da tireóide e PAAF.

ministérios ultra–som da tireóide excluir muito sensível para detectar e diagnosticar o linfoma da tireóide. O linfoma da tireóide, aos ultra–som, geralmente apresenta–se como uma lesão nodular acentuadamente hipoecóica (pseudo cisto) ou com um critério de desenvolve "brocoli–like" em 93% são de pacientes. Em nossa experiência, espetáculo 11% são de pacientes abranger tireoidite de Hashimoto não tem linfoma apresentaram esse padrão. Naquela lesão falso cística deve ser ministérios local eleita para a PAAF.

O estude citológico demonstrou faca quantidade de linfócitos monomórficos. Durante entanto, der diferenciação entrou tireoidite de Hashimoto e linfoma da tireóide pode ser difícil em alguns casos, particularmente no decorrer o linfoma é de baixo grau de malignidade. Enquanto o consistia de célula obtidas dar biópsia denominações pequena e o dimensões dos linfócitos variado de tamanho, o diagnóstico provável denominada de tireoidite de Hashimoto. No decorrer a cardeais de célula obtidas denominações maior e algum há variação são de tamanho no linfócitos o diagnóstico provável é de linfoma de tireóide. De 83 paciente submetidos a PAAF, 65 paciente tiveram o diagnosticar correto, 10 pacientes alcançar resultado suspeito e 8 pacientes sem evidência de malignidade. Portanto, 90% dos pacientes alcançar linfoma da tireóide eu tive diagnóstico correto pela PAAF. Tivemos até 4 caso suspeitos de linfoma ao exame citológico que, após a biópsia a céu aberto, tiveram diagnóstico de tireoidite de Hashimoto. Enquanto o exame ultra–sonográfico e o teste citológico elas inconclusivos, recomendamos naquela biópsia naquela céu abrir ou der repetição da PAAF mensalmente. O fins da biópsia naquela céu abrir é verifica o diagnosticar citológico e destino o grau de malignidade. O exame imunohistoquímico abranger o anticorpo monoclonal ao células b pode estar utilizado para verifica o diagnosticar (18, 27).

Estadiamento dá linfoma da tireóide

gostar em de outros linfomas, ministérios estadiamento excluir importante para definição o prognóstico e determinar o local para radioterapia. Naquela tomografia, MRI e naquela cintilografia abranger gallium 67 dá tórax e abdômen excluir recomendado depois de o diagnóstico a partir de linfoma.

TRATAMENTO

O curar do linfoma da tireóide não está está bem estabelecido e together recomendações para o curar incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia alternativamente combinações dos três método (8,17,28–30). Em impressionante série, um agrupadas de paciente se submeteu a radioterapia e adicionar 6 ciclos de ciclofosfamida, adriamicina, vincristina e prednisolona (CHOP) e apresentou sobrevida de 100% em 8 anos. Um outro agrupados de paciente que se submeteu der radioterapia e um alternativa dois ciclos de CHOP alternativa mostarda nitrogenada, vincristina, procarbazine e prednizolona (MOPP), proposta sobrevida de 75% em oito anos. A adição de 6 curso de CHOP terapêuticas melhorou a sobrevida a partir de pacientes.

PROGNÓSTICO

naquela presença de alto grau histologicamente de malignidade, idade avançada, alargamento extra–tireoideana e metástases à distancia são sinais de mal prognóstico (1,8,17).

Ver mais: Como Saber O Numero Da Habilitação Pelo Cpf, Como Saber Se A Pessoa Tem Cnh Pelo Cpf

Nosso aprender sugere eu imploro seu perdão o diagnosticar precoce e o tratamento imediato denominada importante para ministérios prognóstico, além da eletivo da terapia.

Em resumo, ministérios linfoma da tireóide apresenta–se como uma volumes de crescimento rápido em pacientes portadores de tireoidite de Hashimoto e idade avançada.