A tomografia de alta resolução (TCAR) denominações a habilidade de fotografias radiológica que reflete adicionar de discutir as alterações da formato pulmonar. Os vários resultado tomográficos podem ser combinados para para moldar padrões típicos. Estes, conjuntamente com a dispensados anatômica dos achados, e alcançar os dados clínicos, eles podem fazer estreitar emprego diagnóstico a partir de doenças intersticiais pulmonares difusas, e em vários caso sugerir o diagnóstico correto alcançar alto grau de acurácia. Os padrões mais comuns do doenças intersticiais pulmonares difusas na TCAR são o nodular, linear e reticular, injúrias císticas, opacidades em vidro matteo e consolidações. Aquela artigo revisa as correlações entre os padrões tomográficos na TCAR e os resultado patológicos e retomar as causas mais comuns e os métodos de pergunta para se alcançar um diagnosticar nas doenças pulmonares crônicas difusas acrescido comuns.

Você está assistindo: Como saber se os pulmões estão saudáveis

Doenças pulmonares intersticiais; Tomografia computadorizada através raios X; técnica de diagnóstico do sistema respiratório


High-resolution computed tomography (HRCT) is a radiological imaging an approach best suited to revealing transforms in lung structure. Various HRCT findings, take away together, can represent typical patterns. These patterns, in associate with a anatomical circulation of findings and with clinical data, can narrow ns differential diagnosis of diffuse interstitial lung disease and, in many cases, indicate the correct diagnosis with a high degree of accuracy. The most common HRCT trends seen in cases of diffuse interstitial lung diseases ser estar the nodular pattern, linear/reticular opacities, cystic lesions, ground-glass opacities e consolidations. This article reviews a correlations in between HRCT patterns and pathologic findings, summarizing ns most typical causes, and detailing the methods of examination employed in order to diagnose the most common types of chronic diffuse lung disease.

Lung diseases, interstitial; Tomography, X-Ray computed; Diagnostic techniques, respiratory tract system


ARTIGO ESPECIAL

Padrões tomográficos a partir de doenças intersticiais pulmonares difusas alcançar correlação clínica e patológica* * trabalhar realizado no departamento de Radiologia, universidade da califórnia em eles são Francisco, São francisco (CA) EUA; departamento de farmacêutico Pulmonar, Hospital do Servidor espectadores Estadual de são Paulo/Universidade comunidade de são Paulo, São paul (SP) Brasil; e departamento de medicina Laboratorial e Patologia, Clínica Mayo, Arizona, Scottsdale (AZ) EUA.

Brett ElickerI; carlos Alberto de castro PereiraII; richard WebbIII; Kevin O. LeslieIV

IProfessor Clínico assistente de Radiologia. Universidade da califórnia em são Francisco, São francis (CA) eua

IIChefe dá Departamento de Pneumologia. Hospital a partir de Servidor espectadores Estadual de São paul - HSPE-SP - São paulo (SP) brasil

IIIProfessor de Radiologia. Universidade da califórnia em eles são Francisco, São francisco (CA) eua

IVProfessor de Patologia. Faculdades de restrições da Clínica Mayo, Scottsdale (AZ) EUA

Endereço ao correspondência

RESUMO

A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) é a tecnologia de fotografias radiológica que reflete acrescido de discutir as alterações da estrutura pulmonar. Os vários resultados tomográficos podem ser combinados para para moldar padrões típicos. Estes, conjuntamente alcançar a distribuir anatômica dos resultado e alcançar os dados clínicos, ele pode fazer estreitar ministérios diagnóstico ns doenças intersticiais pulmonares difusas e, em muito de casos, propõe o diagnóstico correto com alto grau de acurácia. Os padrões adicionar comuns ns doenças intersticiais pulmonares difusas na TCAR são ministérios nodular, linear/reticular, lesões císticas, opacidades em vidro fosco e consolidações. Naquela artigo revisa together correlações adentraram os padrão tomográficos na TCAR e os achados patológicos e resumo as causas adicionando comuns e os método de indagação para se com um diagnóstico do doenças pulmonares crônicas difusas mais comuns.

Descritores: doenças pulmonares intersticiais/patologia; Tomografia computadorizada através dos raios X; técnicas de diagnóstico a partir de sistema respiratório.

Introdução

A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) é uma ferramenta crítica para a apreciação das doenças pulmonares. Visto que a TCAR forneceu uma avaliação anatômica global dos pulmões, aquelas técnica de fotografias melhora significativo a sensibilidade e naquela especificidade do diagnóstico clínico e histopatológico. A TCAR excluir particularmente útil na obrigado de doença intersticiais pulmonares difusas (DIPD), pois pode haver der sobreposição significativo da apresentações clínica e são de padrões histopatológicos, assim como pode haver uma significativo heterogeneidade da doença nos pulmões. Isto modalidades em o conjunto fornecem uma abordagem clínica, radiológica e histopatológica aos paciente alcançar DIPD, permitida um diagnosticar acurado e gerenciamento otimizado.

Utilizando-se cortes afinar e técnica de conciliar de alta resolução, a TCAR pode identificado anormalidades distintas de até 0,3 mm. Du dessa resolução ser significativamente menor dá que este do exame patológico (por ex., der típica alvo de microscópica de menor dissolvendo tem um diâmetro de campo de uma cm), der TCAR que permite a visualização de anormalidades no nível do lóbulo pulmonar secundário. Dentro revisão, apresentamos os padrões chave da TCAR para DIPD, desdobramento, desenvolvimento o contexto objetivo e as correlações histopatológicas de cada padrão.

Técnica

Há vários protocolos de uso cadeia para a obtenção de imagem em TCAR. O retirou 1 demonstrações exemplos de dois destes protocolos: imagens axiais espaçadas e TCAR multidetector volumétrica. Imagem axiais atualmente a conduzida de ter uma dissolvendo um pequena melhor, e isto é técnica tem baixo dosagem de radiação. Imagens volumétricas permitem uma reconhecimento de todo ministérios pulmão.


Em geral, as imagem são obtidas abranger os pacientes em decúbito dorsal e ventral. Em paciente normais, opacidades dependentes são genericamente visualizadas naquela regiões posteriores e subpleurais no pulmões. No circunstâncias de algumas doenças pulmonares difusas, tal gostar pneumonia intersticial não-específica (PINE), as imagens podem ~ ~ idênticas àquelas obtivermos de paciente normais. As imagem em decúbito ventral diferenciam estas dois possibilidades, visto eu imploro seu perdão a densidade dependente normal enquanto pulmão depois de desaparece abranger as imagens em decúbito ventral, ~ por passo que a densidade relacionada a doenças verdadeiramente pulmonares persiste. Imagens dinâmicas expiratórias também são obtivermos para rastrear aprisionamento aéreo.

Uma apelo baseada em padrões para o diagnóstico

Há quarto padrões gerais de anormalidades em TCAR que são fundamentais para a sua interpretação: 1) opacidades reticulares; 2) nódulos; 3) opacidade pulmonar aumentada; e 4) opacidade pulmonar diminuída. Dentro de de para um então padrões, outros aspectos das imagens podem auxiliar der estreitar o diagnosticar diferencial, tal como a distribuição do anormalidades nos planos axial e coronal, então como naquela co-ocorrência/sobreposição de padrões. Emprego nosso fins nesse itens é explicar esses padrão básicos em TCAR, produção correlações clínicas e histopatológicas importantes. Para o leitor interessado, outros trabalhos apresentam resultados histopatológicos em detalhe.(1)

padrão 1. Opacidades reticulares

O espessamento da rede de tecido conjuntivo intersticial nós pulmões resulta em opacidades reticulares de morfologia variada. Aquela espessamento isso pode ser devido à infiltração de células/líquidos alternativa à deposição de tecido fibroso. Together opacidades reticulares podem ~ ~ divididas adentraram espessamento no septos interlobulares, reticulação conectado com a bronquiectasia de tração e faveolamento.

Espessamento no septos interlobulares

O espessamento dos septos interlobulares (Figura 1) excluir definido como o espessamento do interstício que relacionado a e delineia ministérios lóbulo pulmonar secundário. Together linhas a partir de septos tendem a ser retas e alcançar 1-2 cm de comprimento. A artéria centrolobular, localização no centrada do lóbulo pulmonar, é geralmente visível. Alguns septos interlobulares são coloquiais visualizados em paciente normais. Em pacientes com anormalidades, entretanto, um monte de podem ~ ~ visualizados, delineando os lóbulos poligonais. É importante destacado que ministérios espessamento são de septos ocorre em uma compridas variedade de doenças. Naquela achado é acrescido útil quando denominada a gorjeta anormalidade, enquanto o diagnóstico diferencial é limitado e dependente do tipo de espessamento: liso, nodular ou irregular (Quadro 2). O contexto clínico, em especial as informações der respeito da duração no sintomas clínicos e ministérios tempo de evolução da doença, denominações extremamente útil na interpretação do espessamento no septos interlobulares.


Opacidades reticulares principalmente

Correlações clínicas e histopatológicas

Edema pulmonar

Embora a TCAR não seja geralmente necessária para o diagnosticar de edema pulmonar, ela pode ser realizada no decorrer houver 1 discrepância adentraram a história clínica e os resultados em radiografia de tórax. Na ausência de ns silhueta cardíaca aumentada, der ecocardiografia ele pode revelar disfunções diastólicas, tais como refluxo mitral, aumento do átrio esquerdo e pressão alto da artérias pulmonar. Os nível de peptídeo natriurético cerebral também podem ser aumentados.(2) Para descartes infarto a partir de miocárdio, que isso pode ser assintomático, os nível de enzimas cardíacas devem ser determinados, e um eletrocardiograma deve ser realizado. Níveis elevados de creatinina podem expressar insuficiência renal como doença de base, ns outra causa de edema pulmonar. A Figura 2 demonstrações um por exemplo de edema pulmonar a partir de biópsia de pulmão.


Linfangite disseminada

Metástases de linfangite nós pulmões podem resultar igualmente de tumores pulmonares e extrapulmonares. Nascimento extratorácicas compartilhado incluem mama, estômago, pâncreas e próstata.(3) no decorrer as metástases da linfangite originam-se de um tumor pulmonar primário, together metástases são baixo unilaterais, abranger a imagem de um nódulo alternativamente massa.(4) Na existe de um historicamente de tumor primário, os resultados típicos na TCAR podem estar considerados como diagnósticos. Na ausente de um historicamente de tumor primário, o diagnóstico requer enlai celular ou tissular (lavado broncoalveolar , coletar de líquido pleural, biópsia transbrônquica alternativamente biópsia pulmonar cirúrgica).(5) gostar tais tumores eles são tipicamente distribuídos entrada os vasos linfáticos são de feixes broncovasculares, der biópsia pela da fibrobroncoscopia denominações um método máximo efetivo (Figura 3).


Sarcoidose

O diagnóstico de sarcoidose solicitar um achado de granulomas não-necrotizantes na biópsia, aliada a resultado clínicos e radiológicos eu imploro seu perdão sejam consistentes alcançar a doença. É de extremo importância retirar outras causa de doenças granulomatosas (especialmente tuberculose).(6) Os sítios do biópsias preciso ser os de acrescido fácil acesso, tais gostar a comprimido e linfonodos superficiais. Em alguns casos, der fibrobroncoscopia alcançar biópsia brônquica e transbrônquica denominações necessária e, como último recurso, realiza-se mediastinoscopia ou biópsia pulmonar cirúrgica. Der presença de nódulos denominada o achado chave da sarcoidose pulmonar, estabelecer em ≈90% de tudo de os casos. Tal nódulos são amplamente distribuídos contudo tendem der se concentrar vir redor ns estruturas broncovasculares, pleura e septos interlobulares.(7) naquela biópsia transbrônquica é altamente efetiva na confirmação do diagnóstico (Figura 4). A adenopatia hilar excluir um achado esperado, e pode está dentro a juntando-se de nódulos adentraram opacidades parenquimatosas acrescido extensas. Nós sinais tardios da doença, ele pode fazer haver der presença de fibrose, manifestada através dos reticulação irregular, bronquiectasia de tração e massa confluentes de têxtil fibrótico.


Doença de Erdheim-Chester

A festa de Erdheim-Chester excluir uma cru histiocitose sistêmica que influência tipicamente os esquelético longos, com envolvimento pulmonar em 15% no casos.(8) naquela doença excluir hoje reconhecida como uma status distinta a partir de formas sistêmicas da histiocitose de células de Langerhans (HCL). Deve-se considera o diagnóstico de festa de Erdheim-Chester em pacientes são de sexo masculino com mais de 40 estou vivendo de a idade apresentando qualificado óssea difusa e DIPD. Em tais casos, deve-se jogar fora o diagnosticar de carcinoma metastático. Em pacientes alcançar doença de Erdheim-Chester, o participação pulmonar excluir sugerido para o presença de sombras reticulares simétricas em radiografia de tórax, espessamento a partir de septos interlobulares (em radiografia de peito e tomografia computadorizada), opacidades nodulares centrolobulares, opacidades em vidro esteira e espessamento ns fissuras. Der patologia excluir distinta, apontado para fora leve fibrose na pleura e aos longo a partir de vasos linfáticos dos septos interlobulares. ~ por contrário são de observado em pacientes alcançar HCL, os histiócitos de pacientes com a doença de Erdheim-Chester apresentam resultado imunohistoquímicos negativos para naquela proteína S100 e CD1a mas positivos para CD68.

Lesões pulmonares linfóides

As lesões pulmonares linfóides formato uma categoria geral de doença que isso consiste de bronquiolite folicular, hiperplasia linfóide nodular, pneumonia no meio da midsta linfóide e linfoma de baixo grau.(9) Em caso raros, der hiperplasia linfóide ele pode fazer simular a sarcoidose, visto que ministérios envolvimento excluir concentrado ~ por longo a partir de septos, em área subpleurais e aos redor a partir de vias aéreas (todas os aulas de canais linfáticos enquanto pulmão).

Bronquiectasia de tração

A dilatação a partir de brônquios como conseqüência da fibrose intersticial denominações referida como bronquiectasia de tração (Figura 5). Os brônquios têm geralmente aparência irregular (saca-rolhas) e que estão associados abranger evidências radiológicas de inflamação brônquica (espessamento grosseiro da muro brônquica alternativamente impactação mucóide). A bronquiectasia de tração denominações geralmente acompanhado por noutro sinais de fibrose pulmonar (faveolamento ou reticulação irregular). Du da bronquiectasia de tração ser em vez específica para der fibrose, o diagnóstico diferencial é adicionar amplo a partir de que 1 para faveolamento. Der fibrose pulmonar idiopática (FPI) denominações comumente conectado com à bronquiectasia de tração. Entretanto, na ausente de faveolamento, outras doenças são mais prováveis (Quadro 3). Em pacientes abranger histórico de doença do colágeno vascular, a bronquiectasia de tração bibasal e periférica, anexar de atenuação em copo fosco, capaz considerada gostar diagnóstico de PINE. No decorrer as circunstancias são menor diagnósticas, isso pode ser necessária uma biópsia cirúrgica.


Faveolamento

O remodelamento a partir de pulmão em favo de velhice (faveolamento) reflete o cource de estágio terminal de um número de doenças que razão destruição a partir de parênquima. Isto mostra um padrão característico na TCAR, com cistos subpleurais alcançar paredes espessas que compartilhado paredes e, enquanto avançado, geralmente formam empilhamentos em camada múltiplas (Figura 6). É tipicamente acompanhada por noutro sinais de fibrose (bronquiectasia de tração e reticulação). Emprego faveolamento firmemente sugere um diagnóstico patológico de pneumonia no meio da midsta usual (PIU), embora ele possa ser atribuída a outras doenças (Quadro 3). Emprego faveolamento foi observado na TCAR denominada geralmente considerado como diagnóstico de PIU em pacientes presente perfil objetivo apropriado, e a maioria tal pacientes algum necessita de biópsia pulmonar cirúrgica. Gostar de o faveolamento lados em TCAR é considerado diagnóstico sob estas condições, denominações de vital importância que ministérios radiologista eles têm a garantido de que o faveolamento isso é presente antes de descrevê-lo.


Correlações clínicas e histopatológicas

Fibrose pulmonar idiopática

Um achado de PIU em biópsia pulmonar cirúrgico é característico de FPI, que denominada a formato idiopática registros da fibrose pulmonar. Der histopatologia da PIU é um presente alternância entrou fibrose destrutiva e pulmão normal no espécime da biópsia cirúrgica (Figuras 7 e 8). Uma board característica de lesão focal o que avança isto é sempre apresentada e excluir conhecida gostar de "focos fibroblásticos". Os critérios de diagnóstico clínico para der PIU ser estar propostos através dos um consenso entrou a americano Thoracic sociedade e a European Respiratory sociedade em 2000.(10) desde a então, os seguintes lado tornaram-se evidentes:


• naquela presença de faveolamento denominações necessária ao um diagnóstico de confiança a partem da TCAR (isto é, anormalidades reticulares abranger padrão em vidro matteo mínimo não são suficientes).(11)

• der biópsia transbrônquica é raramente indicada gostar de ferramenta diagnóstica dos caso suspeitos.(12)

• der doença é não é normal em pacientes com menos de 50 estou vivendo de idade.(13)

• paciente assintomáticos podem introduzir a doença.


• a idade > 50 anos

• para excluir, expulsar de outras causas potenciais de doença pulmonar intersticial (DPI), tais como exposição ambiental ou ocupacional significativa, usar de drogas fibrogênicas e doença do colágeno vasculares.

• resultado anormais em verifica de efetua pulmonar incluindo evidência de restrição, substituição gasosa comprometida (em repouso ou sob esforço) alternativamente diffusing capacity of a lung for carbon monoxide (DLCO, capacidade de difusão a partir de monóxido de carbono) reduzida

• crepitações inspiratórias bibasais

• resultado em TCAR de anormalidades reticulares bibasais alcançar faveolamento e ausente de resultados sugestivos de outras doença (por ex., aprisionamento aéreo, nódulos centrolobulares e opacidades em vidro matteo extensas)


A especificidade destes resultado é de quase certo 90% ao FPI.(14)

Doenças do colágeno vasculares

Todas as doenças reumáticas podem inventar fibrose pulmonar. Der artrite reumatóide e der esclerodermia ~ ~ predominantemente implicadas nos casos onde um padrão de PIU é estabelecer na TCAR, e abranger anormalidades funcionais similares.

Pneumonite de hipersensibilidade

Reações de hipersensibilidade der antígenos orgânicos inalatórios abrangem um agrupadas de doenças pulmonares difusas mediadas através dos reações imunes e provocadas dar inalação repetitiva de uma longe variedade de poeiras orgânicas, bioaerossóis e composto químicos. Estas doença são coletivamente classificado como pneumonite de hipersensibilidade (PH). A dando continuada naquela tais antígenos representante ocorre nós domicílios. No decorrer Brasil, ela é especialmente relacionado a aves domésticas e naquela grandes concentrações de bolores dentro dos ambientes.(15) Na PH crônica, resultado em TCAR indicativos de fibrose are presentes e relacionam-se com pior prognóstico. Emprego faveolamento é compartilhado nas forma crônicas. Em um estudo realizado no Brasil, o faveolamento estava demonstrado em 48 (57%) a partir de 85 paciente submetidos à biópsia pulmonar cirúrgica.(16) a doença foi ~ restrita aos lobos superior em somente 11 casos. Entretanto, quando havia envolvimento no lobos inferiores, outros resultado indicativos de PH, tais gostar nódulos centrolobulares, áreas de atenuação diminuídas, gamas de atenuação em vidro matteo e distribuir peribrônquica ns lesões, estavam comumente presentes. Em amostras de biópsia, isto é traduzido como infiltração no meio da midsta inflamatória crônica, concentrada vir redor a partir de vias aéreas e freqüentemente acompanhado por bronquiolite registros e pequena granulomas intersticiais não-necrotizantes. Em demonstrar 6% dos casos, naquela TC revelou dispensados periférica de faveolamento, mimetizando PIU. Nenhum são de pacientes presente lesões similares naquela PIU dentro biópsias pulmonares. Estes resultados são semelhantes ~ por de de outros estudos .(17,18) Em pacientes com doença pulmonar fibrosante e expostos a antígenos provocadores de PH, um diagnóstico objetivo pode ser aceitável desde eu imploro seu perdão o definição de papel da TC seja adequado e der citologia do LBA revele linfocitose.(19)

Sarcoidose fibrosante (estágio IV)

Fibrose avançada (estágio IV) na sarcoidose (sarcoidose fibrosante) denominada encontrada em guardada de 10% a partir de casos. A sarcoidose fibrosante ocorre predominantemente dentro regiões pulmonares superiores, em entregue central/dorsal, alcançar distorção brônquica e nas fissuras. Massa conglomeradas hilares-perhilares elas comuns. Contorno septais, espessamento broncovascular, micronódulos e adenopatia (algumas vezes com calcificações) podem ser observadas. Quando há faveolamento, aquela é periférico e envolve as zonas pulmonares superiores.(20) Um critério simulando PIU é muito raro e, nessa situação, pode está dentro menos granulomas são de que nos estágio iniciais da doença. Naquela confirmação histopatológica da sarcoidose capaz obtida através dos de biópsia brônquica alternativa transbrônquica (positiva em 60-80%),(20,21) biópsias em de outros sítios ou, raramente, através dos de biópsia pulmonar cirúrgica.

Pneumonia inserir não-específica

Originalmente retratado em 1994 através Katzenstein e Fiorelli,(22) a PINE aquisição apresentada como uma nova formato de DRI idiopática, separada e distinta daquelas propostas na classifica original de Leibow.(23) 1 DIPD inflamatória caracterizar pela homógena temporal a partir de processo da doença, a PINE ele apresenta graus diversidade de glorificação intersticial alternativamente fibrose. É cru uma doença puramente inflamatória. Ministérios prognóstico excluir melhor nos casos de PINE do que nós de PIU. Pacientes alcançar PINE tendem der ser acrescido jovens do que pacientes abranger FPI (idade média, 53 vs. 67 anos). Naquela maioria dos caso ocorre no contexto de uma doença de base, tais gostar de doença são de tecido conjuntivo, doença pulmonar induzida através dos drogas alternativa PH crônica.(24) O critério histopatológico de PINE denominações o padrão predominantemente constatou na maioria do doenças reumáticas, especiais na esclerose sistêmica, artrite reumatóide, dermatomiosite/polimiosite e doença do tecido conjuntivo algum diferenciada; isso é última tem fixo descrita como uma nova entidade distinta.(25) O padrão PINE denominada uma apresentações comum da PH.(26) Entretanto, em então casos, naquela distribuição na TCAR é está bem diferente sobre isso da PINE associada `à festa do colágeno vascular ou reação a drogas. Der diferenciação através da TCAR denominada especialmente sensível devido aos típicos resultados histológicos da PH, tais como granulomas, células gigantes e pneumonia bronquiolocêntrica intersticial, que are ausentes pela definição.

Vários aspecto em TCAR propor um diagnóstico de PINE.(27) Embora naquela PIU apresente der mesma predominância subpleural e basilar, opacidades em copo fosco, que são cru em PIU, são encontrado em mais de 75% dos casos de PINE. Anormalidades reticulares, com ou não tem bronquiectasia de tração, são comum e parece ser ~ correlacionar-se alcançar a cardeais de fibrose observada na histopatologia. No aviões axial, naquela preservação subpleural (uma borda fina de pulmão conservada na user interface pleuroparenquimatosa) e emprego rastreamento de opacidades ~ por longo no feixes broncovasculares ns zonas inclusivo são dois achados que se correlacionam alcançar os resultados histopatológicos de PINE. Ministérios faveolamento denominada raro em PINE, e discute-se se 1 deveria ser um achado para a exclusão. Na amostra original de 64 paciente descrita através dos Katzenstein e Fiorelli, a mortalidade adquirindo baixa e algum havia naquela presença de faveolamento microscópica em não pacientes.(22) Em um pesquisar posterior conduzido através Travis et al.,(28) pacientes com faveolamento microscópico passou a ser incluídos, e der sobrevida diminuiu significativamente. Posteriormente der estes estude clínicos, der ocorrência reportada de faveolamento em TC em pacientes alcançar PINE tem fixo variável, variando entrou 0% e 30% (média, 20%).(29-34) Em contrapartida, o faveolamento extenso denominada uma expressão muito adicionar comum na PIU.(35)

Os achados para pinheiro descritos acima são inespecíficos. Portanto, na ausente de justiça para doença do colágeno vascular alternativamente exposição a drogas fibrogênicas, denominada necessária a realização de biópsia pulmonar cirúrgica. Alguns casos de pneumonia intercalado descamativa (PID), PH (com alternativa sem achados histológicos clássicos) e várias doenças menos comuns podem ~ produzir 1 padrão.

Ver mais: Como Saber Se A Cachorra Ta Gravida, Pin On Plano De Aula Para Educação Infantil

Pneumopatia induzida através dos drogas

Doenças devido à toxicidade de drogas podem resultado em DIPD, alcançar reações histopatológicas o que variam a partir de lesões agudas a padrões fibróticos similares aos de PIU.(36) Os mecanismos de lesão pulmonar induzida através dos drogas variam adentraram citotoxicidade e reações de hipersensibilidade. Uma compridas variedade de reação relacionadas à terapêutica têm duro descritas gostar conseqüência a partir de uso de revendedor autorizado quimioterapêuticos (bleomicina, bussulfan, clorambucil, ciclofosfamida, 1,3-bis(2-cloroetil)-1-nitrosouréia e 1-(2-cloroetil)-3-ciclohexil-1-nitrosouréia), estatinas, amiodarona, nitrofurantoína, metotrexato e radioterapia torácica. É de um modo geral necessária naquela realização de broncoscopia abranger biópsia brônquica para jogar fora infecção. Naquela biópsia pulmonar cirúrgica não é específica porque o uma droga em privado na grande maioria são de casos.(37)

Asbestose

A asbestose excluir uma pneumoconiose causada pela inalação de fibra de asbesto e é apresentou pela progressão lenta de fibrose pulmonar. Nos estágio iniciais da doença, um critério reticular irregular denominações o achado típica na TCAR, ao passo que um padrão cístico denominações característico de estágio avançado. Der asbestose afetar trabalhadores relevante na extração de minerais então como aqueles que trabalham na fabricação e instalação de produtos conter asbesto (têxteis industriais, isolamento térmico e itens manufaturados de cimento). Naquela fibrose intercalado relacionada à asbestose diferente em aparência. Em papel casos, der fibrose algum é histopatologicamente diferenciada da PIU,(38) embora, na maioria a partir de vezes, naquela asbestose excluir uma festa pulmonar fibrótica conectado com às rota aéreas e não apresenta a acentuação periférica-lobular típica da PIU. Bandas parenquimatosas são acrescido comumente resultantes da asbestose. A asbestose isso pode ser diagnosticada não tem biópsia pulmonar na presença de n ° 3 sinais clínicos (um padrão restritivo de compromisso pulmonar, DLCO debaixo do faixa inferior da faixa normal e crepitações finas bilaterais na base pulmonar posterior) em combinação alcançar opacidades irregulares (em radiografia torácica ou TCAR) e historicamente de dando relevante.(39) Um diagnosticar de asbestose também pode ser atingido abranger base na co-ocorrência de DPI e de placas pleurais típica em TC. Um achado de fragmentos de asbestos no líquido obtido através LBA é alto específico.(40)

padrão 2. Nódulos

Há várias formas de se classificada nódulos: está bem definidos vs. Mal definidos; distribuir nos lobos superior vs. Inferiores; e sua relação alcançar lóbulos pulmonares secundários. Isto é última é a característica adicionando útil, visto que ofertas um diagnóstico diferencial concentrado e reflete a fisiopatologia da doença de base. Sim três distribuições possíveis dos nódulos em TCAR: perilinfática, aleatoriamente e centrolobular (Quadros 4, 5 e 6).