Rui Celso Martins Mamede Fabiana dá Amaral daniel Garcia Raimundo Luiz carlos Conti de Freitas Hilton M.A. Ricz francisco V. Mello filho Sobre os autores

A fixação a partir de CE, predomina os pontiagudos, favorece a migração cabelo corpo, gerando der expressão popular: "os CEs caminham pelo corpo em direção ao coração". OBJETIVO: explicar os mecanismos envolvido na migração dá CE e a forma de diagnosticá-los. METODOLOGIA: numa população de 3.000 caso de corpo estranhos, em 40 anos, foram analisados 4 que tiveram deslocada extraluminal. Foi ~ tomados os dados clínicos, radiológicos, endoscópicos e ultrassonográficos coletadas enquanto serviço de documentação médica. RESULTADOS: eles são apresentadas três contos clínicas em que o CE ser estar de espinha de peixe e 1 de cartilagem de peixe. Em tudo se analisou o deslocamento. Em dois der migração se iniciou enquanto esôfago, um para der aorta e é diferente para a região cervical e nós dois outros, o deslocada ocorreu naquela partir da faringe: um para a fáscia pré-vertebral e diferente se exteriorizou na área submandibular. Discutem os mecanismos pelos o que ocorre naquela migração no CEs pelo corporal e os riscos que tais deslocamentos promovem ao o paciente e der forma de diagnosticá-los. CONCLUSÕES: Os CE podem caminhar pele corpo, porém não para ministérios coração. Em casos de contos arrastadas de ingestão de CEs, o estudo através imagens se comprometer-se obrigatório, previamente aos exame endoscópico.

Você está assistindo: Como saber se o dedo do pé quebrou

esofagopatias; esôfago; faringe


Fixation of international bodies (FB), in the mucosa, can favor its migration, providing origin come the estendido saying: "FB andar to ns heart". AIM: describe a mechanisms involved in FB migration e how come diagnose them. METHODOLOGY: From der sample that 3,000 foreign bodies, throughout 40 years, we analyzed 4 which had actually extra-lumen migration. We analyzed clinical, radiologic, endoscopic and ultrasound dia collected at ns medical documentation service. RESULTS: three clinical histories ~ ~ presented, describing two fish bones e one item of fish cartilage. FB shifting foi ~ analyzed in all of them. Migration began in the esophagus in two, uma going to a aorta e the various other to a neck area. In ns other two, migration began in ns pharynx, and the FB relocated towards a prevertebral fascia e the various other externalized in the submandibular region. The mechanisms and the threats posed to the patient, through FB migration, e the way to diagnose them ser estar hereby discussed. CONCLUSIONS: the estude allows united state to recognize that FB can mover through the corpo humano but not towards ns heart. The study also serves as naquela warning sign: in situations of lengthy histories that FB ingestion, imaging studies ser estar mandatory prior to endoscopic examination.

esophageal diseases; esophagus; pharynx


ARTIGO ORIGINAL

Corpos estranhos caminham pelo alicerçada em direção vir coração?

Rui Celso Martins MamedeI; Fabiana são de AmaralII; daniel Garcia RaimundoIII; Luiz carlos Conti de FreitasIV; Hilton M.A. RiczV; francis V. Mello FilhoVI

IProfessor combinar do sala de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e cirurgia de Cabeça e Pescoço, chefe do serviço de operação de cabeça e pescoço do HCFMRP-USP

IIMédico residente

IIIMédico habitado

IVMédico aluguel

VProfessor doutor

VIProfessor doutor

Endereço porque o correspondência

RESUMO

A fixação dos CE, principalmente os pontiagudos, favorece a migração cabelo corpo, gerando a expressão popular: "os CEs caminham pelo alicerçada em direção vir coração".

OBJETIVO: Descrever os mecanismos envolvido na migração dá CE e der forma de diagnosticá-los.

METODOLOGIA: em ~ população de 3.000 caso de corpos estranhos, em 40 anos, foram analisados 4 que tiveram foi movido extraluminal. Foi ~ tomados os dados clínicos, radiológicos, endoscópicos e ultrassonográficos coletadas no decorrer serviço de documentação médica.

RESULTADOS: eles são apresentadas três história clínicas em que o CE ser estar de espinha de peixe e ns de cartilagem de peixe. Em all se análise o deslocamento. Em dois a migração se iniciou no esôfago, um para naquela aorta e diferente para naquela região cervical e nós dois outros, o foi movido ocorreu naquela partir da faringe: um para naquela fáscia pré-vertebral e diferente se exteriorizou na área submandibular. Discutir os mecanismos pelos quais ocorre naquela migração são de CEs pelo corporal e os riscos que tais deslocamento promovem ao o doentes e der forma de diagnosticá-los.

CONCLUSÕES: Os CE podem caminhar pelo corpo, porém algum para o coração. Em casos de contos arrastadas de ingestão de CEs, ministérios estudo através dos imagens se dar obrigatório, previamente ~ por exame endoscópico.

Palavras-chave: esofagopatias, esôfago, faringe.

INTRODUÇÃO

Sabe-se eu imploro seu perdão os CE aspirados para as rota aéreas ou que se comparecer durante a deglutição na via digestiva algum são raros. Acredita-se que ocorrem em ~ frequência de 0,5/100.000 habitantes, alternativa seja, abrangendo 1000 casos através ano enquanto Brasil. Aqueles aspirados para as rota aéreas sim que está dentro retirados através dos broncoscopia, pois demonstrar 2% são retirar espontaneamente. Os que são deglutidos, na compridas maioria, acabam sendo eliminados junto com as fezes, porém, os CE maiores ou pontiagudos eles podem se fixar na faringe ou no esôfago, gerando sintomatologia que exige a deles retirada por esofagoscopia. Em papel casos, depois de se fixarem na via digestiva, para gerar perfurações, abscessos alternativamente até idênticas lesões de grandes vasos, caracterizando um em vez de substituir dos CE pelos tecidos vizinhos. Dental observação resultou a expressão difundido de o que "os CE caminham durante interior do corpo, em direção ~ por coração".

Diante disso, emprego objetivo deste trabalhar é explicar os mecanismos relevante em CE o que tiveram deslocamento pelo corpo e naquela forma de diagnosticá-los.

METODOLOGIA

Num aeroespacial de período 3000 casos de alicerçada Estranho (CE) atendidos durante Hospital ns Clínicas, um hospitais terciário, no cerca de de 40 anos, selecionaram-se aqueles que apresentaram sinais de em vez de substituir extraluminal. Trata-se de 4 pacientes que teria CE fixados na pela digestiva. Os pacientes passou a ser identificados abranger base nas em formação coletadas da estatística são de serviço de documentação médica. Foi ~ tomados dados relacionados aos sinais e sintomas, a resultados de exames endoscópicos, radiológicos, tomografia computadorizada (CT) e ultrassom (US). Der migração a partir de CE aquisição comprovada através dos dos sinais radiológicos (presença de ar, de secreção ou a visão são de CE localizada nos tecido vizinhos) e/ou a partir de sinais endoscópicos (presença de secreção purulenta alternativamente a ausente de ajudando ou de todo emprego CE no compartimento intraluminal ou mas a presença de perfuração são de órgão).

RESULTADOS

Eram 3 homens e uma mulher, adultos, abranger idade variar de 38 der 55 anos, um na tea de 70, outro na de 80 e os dois último em 2005.

O primeiro paciente era a partir de sexo masculino, 55 anos de idade, alcançar história de ter-se engasgado abranger espinha de peixe, havido 7 dias. Referia problema retroesternal durante der deglutição, mesmo de saliva. O estude radiológico simples algum mostrou anormalidades. À esofagoscopia debaixo anestesia geral, identificou-se der ponta de 1 espinha de peixe no terço médio dá esôfago. Der retirada a partir de CE foi anexar por sangramento profuso, principal o paciente ao óbito.

O segundas paciente, a partir de sexo masculino, diabético, de 53 estou vivendo de idade, com queixa de espinha de peixe parada ~ por nível da faringe, após tentativa de retirá-lo abranger

o dedo. O pesquisar radiológico de arquivo mostrou o CE situado atrás da laringe, que, não adquirindo encontrado enquanto o teste endoscópico, debaixo anestesia geral. No entanto, este aquisição identificado para plano mais próximo à coluna cervical quando desempenhada o teste radiológico diferença concomitante ao endoscópico. Paciente evoluiu alcançar abscesso retrofaríngeo com descompensação glicêmica e internação em UTI, por 6 meses. Der drenagem do abscesso empurrou emprego CE até o tubo digestivo e este foi eliminado.

O terceiro paciente também a partir de sexo masculino, diabético, de 38 estou vivendo de idade, alcançar história de possua se engasgado alcançar espinha de peixe havido 14 mim e alcançar queixas de disfagia e odinofagia. Referia aproveitar sido submetido à endoscopia digestiva e eu imploro seu perdão neste teste o médico encontrou tão espetáculo secreção purulenta na altitude da boca são de esôfago e que der tomografia computadorizada, realizada naquele serviço, mostrou voo retrofaríngeo da base do crânio até a fúrcula esternal (Figura 1). Foi ~ internado na CTI e recebeu antibioticoterapia, adiantado comparecer em nosso serviço. Enquanto hospital, tanto der esofagoscopia quanto emprego estudo pela imagem confirmaram o relato são de paciente, porém, foi ~ possível constatar a presença de fotografias diagnosticada como cartilaginoso de peixe, em situação extraluminal, desde o à laringe. Por incisão cutânea, na borda anterior do muscular esternocleidomastóideo esquerdo, retirou-se o CE circundado pela secreção serossanguinolenta, em situação tantos, muito próxima da carótida.

Ver mais: Como Salvar Os Contatos Do Whatsapp No Mesmo Celular Sem Precisar De Chip?

No lei cirúrgico pode-se verificação a ausência de obstáculo perfurante na muro esofágica.