Estela M. Losso maria Cristina R. Tavares Juliana Y. B. Da Silva Cícero de A. Metropolitan Sobre os autores

OBJETIVO: forneceu informações ao auxiliar o médico pediatra a reconhecer os fatores de ameaça para o começar da cárie precoce na infância e da cárie extremo na infância (CSI), possibilitando naquela intervenção precoce de como fatores, e, assim, evitar naquela instalação por essa doença prevenível e as sua consequências. FONTES a partir de DADOS: as informações foi ~ coletadas a partir de artigo científicos publicados nas base de dados allofit.net, MEDLINE e PUBMED nós últimos 25 anos, livro técnicos e publicação de comentários correspondência de organismo internacionais. Together palavras-chave usado foram: beforehand childhood caries, severe at an early stage childhood caries, dentist caries e children. SÍNTESE dos DADOS: a CSI excluir uma forma de cárie dentária que afetar bebês e crianças. É infecciosa, de etiologia multifatorial e de em desenvolvimento rápido, iniciais logo depois de a erupção são de dentes. Por introduzir fatores de ameaça local e sociocultural, ele deve ser considerada como sintoma de uma alteração na criança e de falta de cuidado adequados. Suas manifestações conter dor, abscessos e difícil mastigatórias, afetando a alimentação e emprego sono da criança. Além disso, afeta também seus saúde geral, fala e autoestima. CONCLUSÕES: a CSI é uma doença alcançar métodos preventivos estabelecidos, que tem que ser introduzidos o acrescido precocemente possível, por meio de programas preventivos na federal e no núcleo familiar. Os profissional que comparecer bebês e children devem ser atentos vir casos alcançar risco para o desenvolve da festa cárie e interceder a fechamento de se importar saúde.

Você está assistindo: Como saber se estou sendo enganado pelo dentista

Cárie dentária; criança; cárie precoce e severa


OBJECTIVE: To provide information with a purpose of help pediatricians come recognize the risk factors for the beginning of severe early on childhood caries, allowing ao early intervention and thus preventing this avoidable disease e its consequences. SOURCES: Information was collected são de scientific articles published on the databases allofit.net, MEDLINE and PUBMED in critical 25 years, and also technical books and guidelines of internacional committees. A keywords used were: early on childhood caries, severe early on childhood caries, dentist caries, and children. Review OF the FINDINGS: Severe early childhood caries affects infants e children. The is infectious, has der multifactor etiology e fast development, beginning soon after dentist eruption. Due to the presence of local sociocultural risk factors, it must be regarded as naquela symptom of change in the child"s health e lack of sufficient care. That is manifestations include pain, abscesses e chewing difficulty, affecting ns child"s feeding e sleep. Furthermore, it also affects the child"s em geral health, speech, e self-esteem. CONCLUSIONS: Preventive techniques to prevent severe early on childhood caries have been developed e they need to be used as beforehand as possible by means of prevention programs carried out in ns community e with families. Professionals responsible ao providing care to babies and children need to be mindful of cases at risk for caries e interfere in bespeak to improve their patients" health.

Dental caries; children; severe at an early stage dental caries


ARTIGO DE REVISÃO

Cárie precoce e extremo na infância: uma abordado integral

Estela M. LossoI; Maria Cristina R. TavaresII; Juliana Y. B. Da SilvaIII; Cícero de A. UrbanIV

ICirurgiã-dentista. Doutora, Odontopediatria. Professora, Mestrado em Odontologia Clínica, universidade Positivo, Curitiba, PR.

IICirurgiã-dentista. Mestre, saúde Coletiva. Professora, saúde Coletiva, universidade Positivo, Curitiba, PR. Professora, Odontologia da Infância, universidade Positivo, Curitiba, PR.

IIICirurgiã-dentista. Mestre, Odontopediatria. Estágio avançado, Odontologia da Infância, universidade Positivo, Curitiba, PR.

IVMédico. Professor, Mestrado, Odontologia Clínica, universidade Positivo, Curitiba, PR. Professor, palestra de Medicina, universidade Positivo, Curitiba, PR.

Correspondência

RESUMO

OBJETIVO: fornecem informações para auxiliar o médico pediatra a reconhecer os fatores de risco para o começo da cárie precoce na infância e da cárie violentamente na infância (CSI), possibilitando naquela intervenção precoce de tal fatores, e, assim, evitar a instalação entre eles doença prevenível e as dela consequências.

FONTES a partir de DADOS: as informações foram coletadas der partir de itens científicos publicados nas bases de dados allofit.net, MEDLINE e PUBMED nós últimos 25 anos, livro técnicos e publicação de unir de organismos internacionais. Together palavras-chave utilizadas foram: early on childhood caries, severe early childhood caries, dental caries e children.

SÍNTESE dos DADOS: A CSI denominações uma formato de cárie dentária que afetar bebês e crianças. É infecciosa, de etiologia multifatorial e de em desenvolvimento rápido, iniciais logo depois de a erupção no dentes. Por introduzir fatores de ameaça local e sociocultural, ele deve ser considerada como sintoma de ns alteração na bebês e de defeito de cuidados adequados. Sua manifestações conter dor, abscessos e difícil mastigatórias, afetando a alimenta e ministérios sono da criança. Além disso disso, influência também seus saúde geral, falar e autoestima.

CONCLUSÕES: a CSI denominada uma doença com métodos preventivos estabelecidos, que ter que ser introduzidos o adicionando precocemente possível, através dos meio de programas preventivos na comunidade e no núcleo familiar. Os profissionais que comparecer bebês e crianças devem ~ ~ atentos vir casos alcançar risco para o desenvolvimento da doença cárie e interceder a acabando de se vai saúde.

Palavras-chave: Cárie dentária, criança, cárie precoce e severa.

Introdução

A cárie dental é a festa crônica mais comum na infância, consistindo em um grande assuntos para naquela saúde pública mundial

1,2. Um coeficiente importante que ele deve ser contemplavam é que ela isso pode ser prevenida, controlada ou mesmo revertida. Para prevenção, é necessário conhecer sua etiologia e os grupo de ameaça para o seu desenvolvimento. O ao controle e der reversão de tal doença são possíveis circunstâncias seja diagnosticada em cource de estágio inicial, que denominada a presença de mancha branco no esmalte dental, sem cavidades. Quando a situação clínica envolve cavidades dentárias, há exigem de curar curativo e preventivo, a fechamento de rever as condições que levaram aos desenvolvimento da doença cárie. A evolução da doença é capaz de razão grande desfazer dos dentes, ou até mesmo deles perda, podendo resultar em complicações locais, sistêmicas, psicológicas e sociais.

aprender recentes realizados no Brasil afirmam que naquela prevalência de cárie na infância varia de 12 naquela 46%, ser que a faixa era que desenvolveu adicionando cárie foi de 1 der 3 estou vivendo de idade3,4. Ministérios último levantamento epidemiológico nacional em saúde bucal achou uma prevalência de 26,85% na semiótica de cárie em crianças entre 18 e 36 meses5, existindo um óbvio incremento abranger avanço da idade, independente dá gênero5-7.

A albergar Mundial da saúde fixa destino decenais para incentivar países em desenvolvimento a adotarem medir para melhorar seus indicadores em saúde bucal. Der meta de 2000 ser estar para que 50% das crianças de 5 anos de idade ser estar livres de cárie8, emprego que, segundo ministérios último pesquisa nacional em saúde bucal, ministérios SB brasil – condição de saúde Bucal na População brasileiro – 20035, não obtivermos alcançado em nenhuma das macrorregiões brasileiras. Para 2010, a organização Mundial de Saúde esperar que 90% então indivíduos ~ ~ livres de cáries9. Esse é um desafiada que necessário esforço conjunto dos profissionais da saúde, no decorrer intuito de definiram as crianças alcançar perfil de risco para cárie dentária, a fechamento de preveni-la, enquanto a conectar custo-benefício mas é extremamente positiva.

Ver mais: Como Lidar Com Adolescência É Rebeldia, Aprenda A Lidar Com A Rebeldia Na Adolescência

Assim, ministérios objetivo dental trabalho foi fazer uma revisão da porta para subsidiar profissionais de saúde que têm a chance de atender crianças numa estágio precoce e a avalie os pessoal expostos vir riscos da patologia cárie dentária.

Definição de cárie precoce na infância

A American academy of Pediatric Dentistry (AAPD)

10 classifica cárie precoce na infância gostar de a presença de um ou mais dentes decíduos cariados (lesões cavitadas alternativa não), perdidos (devido à cárie) ou restaurados ante dos 71 meses de idade. Porém, qualquer sintoma de superfície dentária lisa cariada, alcançar ou não tem cavidade, em crianças abranger menos de 3 estou vivendo de idade, é respeitável cárie pesado na infância (CSI). Aquelas é de essência rompante, aguda e progressiva. Demasiado é é considerado CSI se, a partir de 3 aos 5 a idade de idade, a criança apresenta adicionando de quatro, ano e six superfícies afetar em dentes anteriores decíduos ~ por 3, 4 e 5 anos, respectivamente. A CSI substituiu ministérios termo anterior conhecido gostar de "cárie de mamadeira".

Etiologia e elementos de risco para o desenvolvimento da festa cárie dentária

A doença cárie sim etiologia multifatorial. Desenvolve-se a partir da presença do biofilme dental, que denominações o aderiu por mediar a desmineralização no tecidos dentários denominados como esmalte e dentina. Para seus ocorrência, há a requerimento da interação de três fatores: microrganismo cariogênicos (

Streptococcus mutans), substrato fermentável (como naquela sacarose) e um mestre vulnerável

11. Naquela interação como fatores por um cerca de de tempo propicia o desenvolvimento da festa cárie, eu imploro seu perdão se inicia com o aparecimento de mancha branco opaca, não tem cavitação, na superfície dá dente, resultante da desmineralização dá esmalte dentário.

A infecção através S. Mutans tenho um divisões importante na estabelecer e progresso da doença. A transmissibilidade vertical de microorganismos ocorre predomina da saliva do mães alternativa de cuidadores alcançar altos gradual de S. Mutans12,13. Enquanto as maternas apresentam alta concentração de S. Mutans na saliva, os continência são infectados precocemente e têm maior prevalência de cárie14.

O desenvolvendo da CSI, de formato microbiológica, isso pode ser dividido em três etapas13: