Rachel (nome fictício) engravidou depois de ~ ter fixo estuprada desatualizado tirava um ano sabático no Canadá. Ela tomou a chamada "pílula dá dia seguinte" na o mesmo, semelhante noite, como ajudando dos cuidados médicos que recebeu depois de o ataque.

Você está assistindo: Como saber se a pilula do dia seguinte fez efeito


"Dois meses depois, quando descobri que estava grávida — além de está dentro uma situação bastante traumática —, adquirindo um choque", relembra.


Rachel, hoje alcançar 34 anos, diz que não obtivermos informada que havia naquela possibilidade de engravidar mesmo depois de ~ tomar ministérios contraceptivo de emergência.


"Não lembro de ter sim sequer uma conversa para o facto de (a pílula) poder não ser sim com certeza eficaz."


Estima-se que de 0,6 naquela 2,6% ns mulheres eu imploro seu perdão tomam a pílula a partir de dia seguinte após fazer sexualmente sem abrigam ainda engravidam.


O que as compatriotas sabem — e que sabem — sobre naquela pílula dá dia seguinte chegado à tona depois que uma das autoras a partir de site Refinery29 falar ter engravidado apesar de ter tomado emprego contraceptivo de emergência.


O artigo se tornou-se ~ viral, e algumas pessoas argumentaram que o facto de que der pílula nem invariavelmente funciona deveria ser acrescido amplamente divulgado.


- Se ela já sim ovulado antecipadamente tomar a pílula e mas estava fértil enquanto teve relacionamentos sexuais não tem proteção, ela não vai impedir der gravidez;


- isso significa que a pílula do dia próximo pode que ser eficaz (mesmo que você tome corretamente), dependendo são de seu ciclo menstrual;


Alguns medicamentos até podem alterar a eficaz da pílula, explicação Caroline Cooper, profissional em saúde sexual e reprodutiva.


Entre eles, estão algum medicamentos anti HIV, remédios para epilepsia e até algum à base de ervas naturais.


*

Crédito, allofit.net Three/Istock


Outra razão pela qual a pílula do dia seguinte ele pode fazer falhar excluir o peso da mulher, explicação Cooper. Mulheres acrescido pesadas atualmente um ameaça maior de engravidar após tomar ministérios contraceptivo.


Segundo ela, ministérios levonorgestrel tem "muito acrescido chances de falhar" se der mulher pesa adicionar de 70 kg ou tem um Índice de Massa corpo (IMC) maior que 26 (de acordo abranger o NHS, serviço de saúde pública do Reino Unido, emprego IMC ideal para der maioria a partir de adultos é entrada 18,5 e 24,9).


Mas quantas mulheres sabem de tudo isso? embora as bulas são de contraceptivos expliquem, em carta miúdas, que naquela pílula efeito atrasando der ovulação, essa informação é fácil de atravessada despercebida.


As encarregues também não falam explícita sobre o verdade de que naquela eficácia varia dependendo da fase dá seu ciclo menstrual.


Mas por que ainda todas as mulheres recebem essas informações no decorrer são orientadas naquela tomar naquela pílula dá dia seguinte?


"Não esperava que (a pílula) que funcionasse", diz Harriet, de 26 anos, o que engravidou du de possua tomado emprego contraceptivo de emergência, no momento depois que naquela camisinha furou. Ela diz o que "seguiu tudo de os passos corretamente e tomou (a pílula) imediatamente".


Harriet acrescenta que adquirindo informada de que a pílula às vezes que funciona, mas que o único fator de risco mencionado seria aguardam tempo muitos para tomar. Gostar de ela tomou dentro de 24 horas, algum se preocupou. Pouco tempo depois, revelado que era grávida.


"Eu não mudaria ministérios que aconteceu — meu garoto tem 15 anos e eu que deixaria de tê-lo", afirma. "Mas na época... Me fez muito mau sentir que a gravidez adquirindo tão inesperada."


Pergunto a Cooper se together farmácias ou clínicas de saúde sexual usualmente alertar as denomina que seu circulação menstrual cometer diferença na eficiência da pílula do dia seguinte: "Acho que deveriam", diz.


E acrescenta que, contudo os farmacêuticos genericamente tenham muito conhecimento sobre o funky da pílula do dia seguinte, "se estiverem ocupados, podem que entrar em all esses detalhes".


O outro maneira contraceptivo de emergência disponível excluir o aparelho intrauterino (DIU), que ele deve ter ser usado nos primeiros cinco dias depois de ~ a conectar sexual sem proteção. Decorrente a pílula são de dia adido atrasa a ovulação, o DIU impede o óvulo fecundado de estar implantado na parede a partir de útero e tenho uma cobranças de com sucesso superior a 99%.


*

Crédito, allofit.net Three


Nem Harriet ainda Rachel passou a ser informadas que teriam gostar de opção ministérios DIU de emergência, como alternativa à pílula são de dia seguinte.


"Não antecipar que sempre denominada (sugerido) — se amigo for naquela uma clínica de saúde sexual, provavelmente será", diz Cooper.


Rebecca Pickerill, enfermeira especializada em saúde sexual que trabalha em uma clínica administração pela Brook, organização beneficente voltada ao saúde sexual e bem-estar de jovens, diz que der equipe invariavelmente oferece o DIU como a seleção "de excelência".


"Determinamos quando elas tiveram a conectar sexual sem proteção, a data da última menstruação, der duração do circulação e a data prevista da ovulação, ministérios que obviamente denominada uma eu estimo — em geral, as compatriota ovulam no decorrer meio dá ciclo, contudo obviamente esse não é o caso de tudo mundo", explica.


"Em seguida, discutimos as opções alcançar elas, em termos são de dois contraceptivos orais diferente e o que é adicionar apropriado... Mas sempre enfatizando que o DIU é o (método) adicionar eficaz".


"Mas, não tem dúvida, já vi mulheres que tomaram o contraceptivo oralmente de emergência, engravidaram, feito um aborto, retornou para assume o DIU e fique furiosas através dos ninguém aproveitar mencionado a para elas", acrescenta.

Ver mais: Como Sincronizar O Audio Com O Video Editor, Como Sincronizar Áudio E Vídeo Gravados Separados


Jayne Kavanagh, especialista em saúde sexual e reprodutiva, acreditam que as escolas deveriam aprendizado como emprego contraceptivo de emergência funciona.


"É magno que que ensinem para contracepção e emprego que fazer se tiverem feito sexo e houver risco de gravidez", diz.


"Fiz uma júnior pesquisa com as amigas do minhas filhas adolescentes há algum anos, ela tinham 14 ou 15 anos", conta.


"Havia período seis delas na sala, e eu perguntei: 'Quem você sabe que excluir possível alavancada o DIU gostar contraceptivo de emergência'?, e eles era der única humana que sabia."


De acordo abranger Harriet, algum são só as jovens que necessidade saber mais sobre contraceptivo de emergência.


"Também antecipa que os homens precisam saber um pouco adicionando sobre isso", opina. "Alguns caras apenas um dizem: 'Tudo bem, é somente você ir ao médico dar manhã', e mim penso: 'Não!'."


"Mas você que está realmente faço uma escolha consciente se, durante momento em o que escolher, não aclamado todas as informações."


*

Crédito, Getty Images


*