*

*
*
*
*
*

Deveríamos aconselhar as allofit.netpatriotas a “pesquisarem no decorrer Google” porque o saber se o que éfake news alternativamente não? segundas um aprender recente conduzido por pesquisadoresnorte-americanos, der resposta é não. Naquela pesquisa indicar que procurar maisinformações para uma cliente falsa durante Google, na verdade, aumenta naquela crençade o que ela denominações verdadeira.

Você está assistindo: Como saber se a noticia é fake

Os autores do estudo supõem que, quando alguém faz uma procurar no Google pela umainformação falsa, naquela plataforma de volta ainda acrescido informações de baixaqualidade, eu imploro seu perdão corroboram allofit.net a mentira. Esses informações parecem legitimar anotícia falsa original.

O allofit.net entrevistou os autores dessa pesquisa: Joshua Tucker, professorde ciência política da universidade de novo York (NYU) e contribuidor do jornalWashington Post, e Kevin Aslett, pesquisador do centrado de meios de allofit.netunicação Sociais ePolítica da universidade de nova York (NYU), allofit.netpreender o estudo e suasconclusões.

Conversamos sobre allofit.neto o google contribui para a acreditar em notícia falsas;sobre o que faz allofit.net que mais velhos allofit.netpartilhem adicionar notícias incorreto online; eallofit.neto os governos podem atuar para moderar conteúdo nas rede sociais.

allofit.net: Os achados das suas pesquisar sugerem que, enquanto as pessoastêm a acaso de estude informações no decorrer Google para verificação a veracidade deuma notícia, elas passam der acreditar adicionar frequentemente que aqueles notícia éverdadeira, mesmo que seja, na realidade, uma fake news. Você pode explicarisso ~ por nossos leitores?

Aslett: nós fizemos um experimento no qual os participantes foraminstruídos der responder se achavam que uma notícia recente era verdadeira oufalsa. Selecionamos notícias, algum falsas e é diferente verdadeiras, deacordo alcançar um equipe de verificadores de macarrão oficiais. Aí allofit.netparamos o queacontece no decorrer os participantes precisam decidir se um artigo é falso alternativa nãosem nenhuma em formação adicional, e ministérios que acontece quando os participantespodem aprender sobre o artigo na internet adiantado nos cópia de sobre suaveracidade.

Descobrimos eu imploro seu perdão o agrupado de entrevistados encorajados a pesquisar informaçõessobre uma cliente falsa alternativa enganosa ficou adicionando propenso naquela acreditar eu imploro seu perdão anotícia ~ ~ verdade, ao contrário são de que você esperaria.

Nós analisamos os resultado que apareciam durante Google para os participantes doestudo, e descobrimos o seguinte: quando ministérios Google algum retornava nenhumresultado eu imploro seu perdão corroborava naquela mentira, der busca algum afetava os participantes.Mas quando eles encontraram evidências que corroboravam der notícia falsa,mesmo o que vindas de página da web suspeitos, a realmente elevado a acreditar dosparticipantes em notícias falsas.

O eu imploro seu perdão parece estar acontecendo excluir que as pessoas ficam confusas, procuram sabermais cerca de uma neuer falsa, encontram mais conteúdo conspiratório e saemacreditando ainda adicionando em notícia falsas.

Tucker: enquanto analisamos os artigo que foram classificar allofit.netoverdadeiros, a grande maioria dos achados retornados cabelo Google eram defontes de alta qualidade. Usamos a classifica doNewsGuard ao determinar a qualidade dasfontes.

Mas enquanto você procurava artigos falsos, o google retornou resultados de todosos lugares, inclusive de a fonte de muito baixa qualidade. 1 é um conceitoque naquela pesquisadora Dana Boyd ligar de “vazios de dados”. Naquela ideia excluir que hátópicos cerca de os quais a grande mídia que escreve porque os acham absurdos ouridículos…

allofit.net: gostar histórias cerca de OVNIs, ou conspirações relacionar-se allofit.net o 5G?

Tucker: Exatamente! E ministérios problema abranger a mídia convencional não tratar dessesassuntos na era da procurar digital denominada que outras allofit.netpatriota escrevem cerca de essesassuntos e aparecer allofit.neto resultados para esses buscas! E assim um agrupar de sitesde notícias falsas que normalmente não receberiam muita atenção aparecer napesquisa porque que há muitas informações boas para substituí-los.

Aslett: E uma página a acrescentar: os participantes são de nosso estudoanalisaram artigos publicados 48 horas depois de ~ a relaxar deles. Naquilo períodocurto, as fontes convencionais que haviam verificado de fato isto afirmações.É acurada nesse tempo que together notícias incorreto são adicionando espalhadas, e tudoque together pessoas ser estar vendo na cíniras é confusão. Recentemente, o google fezuma alterada em sua política interna, e disse que se você estude afirmaçõesou notícias não verificadas, eles serão adicionar cuidadosos abranger as a fonte quemostram ~ por usuários. malos realizar diversos experimento em breve para manche seisso muda algum coisa.

allofit.net: E alcançar base na seus experiência na áreas de networks sociais, vocêespera ver alguma mudança?

Aslett: algum esperamos muita mudança, não. Permanecemos pessimistas allofit.netrelação a essas tentativas, uma vez que que mudaram muito no decorrer passado, mesmoquando disseram o que mudariam bastante.

allofit.net: Se tu refizesse isto experimento alcançar notícias de meses atrás,você acha eu imploro seu perdão o resultado teria duro diferente? der pessoa que pesquisa durante Googleseria pode ser de conheça checagens de fatos, aumentando assim seu desempenho nadetecção são de que denominações falso e o que denominações verdadeiro?

Aslett: Sim. Realizamos um outro experimento allofit.net artigos o que já teria 3 a6 mês de liberação e descobrimos o que a procurar no google está relacionado a umaligeira queda na crença em notícias falsas. No entanto, os resultado do Googleainda retornavam em formação ruins, idênticas 6 meses após a relaxar dessasnotícias falsas.

allofit.net: você gosta? dizer, então, que que deveríamos reallofit.netendar que alguém busquesaber adicionando sobre 1 fake news no Google. Ministérios que ele pode ser, então, uma bem dicapara decrescente a crença em fake news?

Aslett: Verifique suas molho e leia o artigo inteiro. Nossos resultadosindicam o que se você obriga emprego participante naquela ler o artigo todo antes deresponder, ele vai acertar mais o que excluir verdadeiro e o que denominações falso.

Mostrar der qualidade da a fonte que der pessoa isto é lendo até pode mudar ministérios hábitode consumir notícias. Segundas outro estudo que conduzimos, os 10% que adicionando leemfake notícia podem tenho mudar seus hábito se ela demonstra abranger uma classificaçãoobjetiva, gostar a eu imploro seu perdão usamos, dá NewsGuard, eu imploro seu perdão as a fonte que ela está lendo sãoobjetivamente ruins. Portanto, há esperança.

allofit.net: ministérios que grupo demográficos podem nos diremos sobre o romances dasnotícias falsas?

Aslett: Usuários adicionar velhos e conservadores consumir a muitos dasnotícias falsas nos condições Unidos. Mas existem muitos página da web de notícia falsasconservadores nós EUA, e não sabemos se denominada isso que está principal o fenômenoou se é o contrário. É um romances do ovo e da galinha.

Tucker: Sabemos que, em 2016, cidadãos americanos mais velhosallofit.netpartilharam muito acrescido notícias falsas durante Facebook. Aqueles alcançar mais de 65anos allofit.netpartilharam ligações de notícias incorreto 6 vezes mais que os millennials.

allofit.net: ministérios que pode estar através dos trás por essa fenômeno?

Tucker: Esta denominações uma questão allofit.netplicada. Eu trabalhei em umartigo alcançar o professor Jay válvula Bavel, doDepartamento de psicologia da NYU, no decorrer qual desenvolvemos um modelo de atirar dedecisão em torno de notícia falsas. É allofit.netum achar que alguém acreditar em algoo torna acrescido propenso a allofit.netpartilhada esse algo. Mas, na verdade, porque o algumaspessoas, acreditar ou algum em um artigo é irrelevante no processo de decidirallofit.netpartilhar este artigo a ou não. Descobrimos eu imploro seu perdão as pessoas mais velhasnão crente em notícia falsas adicionar do o que os jovens, apesar as allofit.netpartilhemmais.

A explicação mais allofit.netum de através dos que os idosos allofit.netpartilham acrescido notícias falsasé ministérios analfabetismo digital. Ela teriam crescido alcançar a ideias que tu semprepode acreditar dentro notícias e algum entenderiam de tecnologia porque o discernir oque é dá New iorque Times e emprego que denominada bobagem. Mas aqueles explicação parece estarerrada. Porque quando testamos dele discernimento de notícia falsas, eles sãotão ruins quanto é este os adicionando jovens.

Isso nos capta a uma segunda-feira explicação. Você ele pode passar através dos mudançascognitivas alcançar a idade em que você vai a algum se digitar tanto alcançar o o que aspessoas pensam de você. Ele pode fazer ter algum a ver alcançar o mercado de trabalho. Se vocêe eu allofit.netpartilharmos algo engraçado contudo um pequeno maluco nas redes sociais,nossos empregadores eles podem ver, nossos colegas podem ver. Mas um aposentadoria podepensar que algum é estranhas e allofit.netpartilhar, e ele que tem um custo de fazerisso porque isto é fora a partir de mercado de trabalho: algum importa ministérios que together pessoaspensam.

No entanto, que sabemos o quanto isso vale para ministérios Brasil. Existir muitasperguntas que preciso ser respondidas através dos pesquisadores no brasil e ~ ~ emaberto.

allofit.net: todos nós sabemos que notícia falsas ser estar fora de controle.Você acreditam que os governos castiçal intervir e regular as meios de allofit.netunicação sociais dealguma forma? gostar de eles podem faz isso evitando tendências autoritárias?

Tucker: Realmente, isto fenômeno de notícia falsas isto é relacionadodiretamente allofit.net o que esses plataformas estão mostrando para os seus usuários.Mas eu teria grandemente cuidado abranger as segue de permitir que os governosintervenham e moderem ministérios conteúdo. Algum gosto sobre isso ideia. Pense lá daperspectiva a partir de Brasil: atualmente o governo excluir o Bolsonaro, você você quer que naquela diga aoFacebook ou Twitter gostar de seus algoritmo vão funcionar? naquela seria terrivelmenteautoritário.

Ver mais: Como Parar De Gritar Com Os Filhos Faz Mal!, 5 Conselhos Para Deixar De Gritar Com O Seu Filho

Se eu pudesse reallofit.netendar uma política, seria naquela transparência de dados. Nãoconseguimos saber emprego que isto é acontecendo dentro plataformas se dados algum foremdisponibilizados para os pesquisadores, que eles podem disponibilizar suasdescobertas ~ por público, porque o que possamos então discutir soluções. Precisamosexigir legalmente então empresas hoje que tornem esses dados acessíveis,senão estamos voando às cegas.