*

Economia
Planos de saúde: usuários que conseguem dados sobre valor de coparticipação
*

Economia
Reajuste de planos de saúde haveria novo cálculo aquela ano
*

— alguns pedem para mim depositar, antecipadamente, 5% do avaliada do crédito para pagar a cobranças de cartório. Apenas pode estar golpe. Já recebi adicionar de 100 ligações. Alguém fornecem meus dados, porque sobrenome sabem até o avaliada do meu benefício. Sou aposentado pela invalidez, tomo 18 remédios através dia — reclama Ottoni.

Você está assistindo: Como os bancos sabem da aposentadoria


Só enquanto ano passado ministérios INSS recebeu perto de duas mil reclamação sobre cálculo repasse de informações sigilosas a instituições financeiras. Os estados do Rio de janeiro e elas Paulo foco 40% do reclamações.

Mas, ao especialistas, o número de casos é muito maior. Por falta de em formação sobre naquela ilegalidade por essa abordagem, muitas pessoas que registram queixa, explique Patrícia Cardoso, coordenadora do núcleo de Defesa a partir de Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública dá Rio.

— É compartilhado que esses ligações aconteçam antes de o segurado estar informado da concessão da aposentadoria pelo INSS. E alguns aposentados acabam achando até simpático o aviso. As pessoas não enxergam der ilegalidade na prática. Por isso, naquela solução para esse romances tem que está dentro sistêmica, alcançar a agindo do Banco centro (BC), como agências regulador, INSS e entidade de defesa são de consumidor. Hoje, boa ajudando dos superendividados eu imploro seu perdão atendemos eles são aposentados e pensionistas— ressalta Patrícia.


Saiba Mais
Economia
Milhagem: queixas contrário programa de fidelidade crescem mais de 200% em 3 anos
*

Economia
Rótulos de embalagens, sobretudo de alimentos, podem confuso consumidor
Economia
A difícil desistir de decifrar os manuais são de produtos
Economia
Combo de TV, gato e móvel pode virar um embalagem de problemas

Orientação excluir denunciar

O INSS algum soube explicar gostar de bancos e associado bancários têm digitar a aqueles dados. Em nota, só reiterou eu imploro seu perdão as em formação são sigilosas, eu imploro seu perdão seus servidores algum estão reconhecido a fornecê-las a instituições fiscal e o que têm políticas para atestar a segurança desses dados. Porque o tentar amenizar ministérios incômodo ~ por segurados, o instituto publicou uma instruir normativa, que troque para em vigor encontro 31 disto mês, na o que determina que fornece de consignado só podem está dentro feitas der aposentados e pensionistas seis meses depois de a concessões do benefício.


PUBLICIDADE

A Federação brasileiro de Bancos (Febraban), também garantiu o que seus federados têm política rígidas para para garantir o sigilo das informações são de clientes, mas não explicou como acessam as informações a partir de INSS.

Vitor Hugo são de Amaral Ferreira, diretor a partir de Instituto brasileiro de policiamento e Direito são de Consumidor (Brasilcon), considera “gravíssima” aqueles violação de dados e acrescenta:

— Há compatriota que se aposentam por invalidez, e informações sobre seu bateau de saúde podem está dentro usadas por empresas de outros segmentos para ofertarem itens e serviços.

Os profissional orientam os consumidores a denúncia essas práticas vir INSS, ao banco estimativa na ligação, ao Banco Central, que regula a atividade bancária, aos Ministério público e vir Procons.

Procurado cabelo allofit.net, emprego Banco Central que quis comentar sobre der suposta quebra de sigilo. A governo monetária afirma que que detém "informações sobre ministérios processo de concessão de aposentadorias o que possibilitem réplicas a aqueles questão".

Fique atento

Quebra de sigilo

Ofertas faço em denominação de bancos em que os segurados que têm cadastro são é considerado quebra de sigilo bancário.

Ver mais: Como Recuperar O Numero Da Vivo Resgatar Nmero Recipes, Contact Support

Nova regra

Instrução normativa a partir de INSS , de dezembro são de ano passado, determinou que ofertas de consignado somente podem ser feitas a aposentados e pensionistas seis meses após a concessão do benefício.